Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O Natal e o Ano Novo Índia

Última atualização do post:

Natal na Índia

Na Índia, também comemora-se o Natal como em outros lugares no mundo, e também é considerado um feriado. Normalmente o que se fecha são as escolas. O Papai Noel na Índia leva o nome de Baba Chrismas.

Diferente do Brasil, o Ano Novo não é tão comemorado. A Índia possui várias comunidades que tem seu proprios calendários. Além disso a cultura é diferente. Encontramos diversos calendários marcando os Anos Novos em várias épocas do ano, de acordo ao calendário gregoriano.

Por exemplo, no estado da Bengala Ocidental, o calendário se inicia no mês de abril.

Comemoração do Ano Novo. Foto: Pexels.

População e seus cristãos

Na Índia encontramos 25 milhões de cristãos praticantes, ou seja, 2,3% da população indiana. Comparando-se com a religião majoritária, o hinduísmo, que há em torno de 79,8% de praticantes em um país com uma população de mais de 1,3 bilhões de habitantes. Segunda maior população planetária, concentrada em um país.

No Natal, encontramos presépios espalhados pelas principais capitais da Índia e decorações natalinas nas Igrejas. Ou seja as pessoas que são cristãs comemoram e dão presentes aos seus familiares e amigos.

Goa

Em Goa um dos menores estados indianos, que tem o estilo mais ocidentalizado dentro da Índia, e com forte influência da cultura portuguesa, podemos ver muitas decorações natalinas e encontramos muitos cristãos.

Vemos em Goa as pessoas fazerem a troca de presentes, ceiarem e ainda, comemorarem com seus amigos e familiares. Portanto se forem a Goa no Natal visitem a Basilíca do Bom Jesus, a Catedral da Sé e a Igreja de Santa Cruz, são lugares imperdíveis!

Comunidade cristã em Mumbai

A maior comunidade cristã da Índia, encontra-se na cidade de Mumbai (antiga Bombay). Lá existe uma grande concentração de comunidades cristãs com igrejas pentecostais ou neopentecostais. Ou seja em Mumbai o Natal é bastante comemorado. Você vai ver a cidade toda decorada com as lojas enfeitadas e até com presépios nas igrejas.

Então se forem a Mumbai no Natal, não deixem de visitarem a Catedral de São Tomas e a Igreja Afghan.

Os “Anos Novos”

No Ano Novo, em certos lugares, encontramos uma pequena queima de fogos de artifícios pela passagem do ano. Mas não há uma grande comemoração como ocorre no Natal.

O Ano Novo não é um feriado na Índia, pois, como falado anteriormente, ele é comemorado em seus variados tipos de calendários, ao longo do ano.

Calcutá

Calcutá é a cidade do Nobel da Paz Madre Teresa de Calcutá.

Na cidade também se comemora bastante o Natal. Há vários lugares pra comprar árvores de Natal e os bolos de frutas.

Além disso quando visitar a cidade nessa época, não deixem de conhecer à Catedral de São Paulo, Catedral Santa Filomena e a Basilíca do Bom Jesus.

Há também lugares como o Park Street (uma das principais ruas ocidentais da cidade de Calcutá). Nessa época do Natal fica lotado de gente, que torna até mesmo difícil de andar por essa rua, mas vale a pena ver.

Igreja no meio do mato. Foto: Pexels.

Covid-19 e o fim de ano

Nao foram muitas as cidades citadas, mas o Natal na Índia vai ser comemorado em vários lugares.

Em relação ao Covid-19 , somente alguns estados terão o toque de recolher obrigatório, no período da noite. Os estados que farão esse toque de recolher são: Rajastão, Karnataka, Tamil Nandu, Gujarat, Himachal Pradesh, Manipur e Maharastra. Por enquanto foram só esses que noticiaram.

Hinduístas no fim de ano

O país é majoritamente hindu, com isso o Natal não faz parte do calendário hindu). Mesmo assim alguns hindus gostam de comemorar o Natal, principalmente os jovens.

Porém o Ano Novo não possuem a tradição de comemorar, mas pontualmente vemos algumas comemorações,.

Para mais textos da autora, clique aqui

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Kate Yamaguti

Kate Yamaguti

Formada em História e em Arqueologia "lato sensu". Foi professora no Brasil e agora vive na Índia. Adora viajar, escrever e comer. Todo momento aprende alguma coisa nova nessa nova jornada.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + one =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.