Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Conhecendo alguns costumes de Natal na Irlanda

Última atualização do post:

natal na Irlanda

Todos os países tem seus costumes e tradições no Natal, aqui na Irlanda não seria diferente. Apesar de mantermos alguns dos nossos hábitos brasileiros no Natal, com a influência daqui, adquirimos alguns novos que fomos aprendendo e acrescentando à nossa comemoração vivendo fora do Brasil.

No Natal na Irlanda a principal refeição é o almoço do dia 25

No Brasil nós costumamos esperar meia noite do dia 24 para 25, para então iniciarmos a comemoração do Natal com uma farta ceia. Por aqui o dia 24 é um dia normal e toda a festividade acontece no dia 25.

Primeiramente não há o costume de jantar tão tarde, segundo que por ser um país frio e estarmos no inverno a meia noite todos já querem estar debaixo das cobertas bem quentinho, no máximo aproveitando um chá ou chocolate quente.

Sendo assim, o dia 25 pela manhã é quando se inicia a comemoração. A abertura dos presentes se inicia pela manhã ainda no café da manhã, que costuma ser mais longo e farto e o almoço mais para o final da tarde como a principal refeição do Natal com a família e amigos reunidos!

Nós aqui super aderimos a isso, até porque nossos filhos, como a grande maioria das crianças daqui, não possuem o hábito de dormirem tão tarde, dessa forma nosso dia 25 é todo reservado para estarmos e aproveitarmos em família.

“Jumper” de Natal é a roupa de dezembro

Com o Natal na Irlanda acontecendo no inverno, é bem convidativo vestir um agasalho bem quentinho, temático e porque não engraçado? Há modelos para todas as idades e até igual para toda a família! E de fato as pessoas utilizam!

As pessoas não usam somente no dia de Natal, mas também no dia a dia durante o mês de dezembro, inclusive para ir trabalhar. Nessa época há pubs que organizam festas onde a entrada é estar vestindo “Christmas jumper”.

Aqui em casa todo ano nunca falta o “jumper” para as crianças. Para esse ano eu já estou escolhendo o meu também!

natal na Irlanda
Meus filhos com “Christmas Jumper”. Arquivo pessoal

 

“Christmas cracker” garante a decoração e diversão

Outro costume que aderimos vivendo fora do Brasil e que nunca pode faltar para decorar a mesa no Natal e alegrar o ambiente são os “crackers”.

São uma espécie de embrulho cilíndrico que faz um pequeno estouro, por isso do nome, quando puxado pelas extermidades. Dentro há diversos tipos de surpresas, ganha quem ficou com a maior parte do tudo.

As crianças aqui em casa adoram e só param de abrir quando todos terminam. 

natal na Irlanda
Christmas cracker Natal 2019. Arquivo pessoal.

O amigo secreto que é de fato secreto

No Brasil quando brincamos de amigo secreto o legal é que os outros tentem descobrir quem tiramos, mas aqui ele é secreto e assim permanece!

O Secret Santa, como assim é conhecido por aqui, consiste em você escolher um papelzinho fechado com o nome de alguém, prepara o presente de acordo com o combinado com o grupo, anota o nome da pessoa e aguarda o dia para entrega coletiva, que pode acontecer com alguém neutro entregando cada presente à respectiva pessoa.

Onde eu trabalho eu até participo da brincadeira pra entrar no clima da confraternização, mas juro que prefiro nosso estilo brasileiro de brincar.

Dia 25 é para estar com a família

Aqui na Irlanda o único dia que tudo praticamente fica fechado para que todos possam estar com suas famílias é o dia 25 de dezembro.

Não há transporte público, pubs, lojas e mercados abertos! Se vc quiser comer alguma coisa na rua é algo bem difícil de se conseguir nesse dia. Portanto se estiver por aqui no dia 25, o melhor é se prevenir com tudo o que precisa um dia antes.

Eu aprecio e respeito esse costume de ter pelo menos 1 dia reservado, de um ano inteiro, para se estar em família. Na minha opinião, estar em família nessa data é o melhor presente que se pode ter nessa data tão especial e reflexiva do ano.

Para mim como expatriada, acredito que essa é a data mais intensa de significados e memórias vivendo fora do Brasil. 

Mais sobre a Irlanda, cliquem aqui

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Nati

Nati

Olá! Meu nome é Natalia, mas pode me chamar de Nati! Moro em Dublin na Irlanda desde 2013, sou casada e tenho dois filhos pequenos nascidos na Ilha Esmerada. Sou de São Paulo-Capital onde morei e construí uma vida por 34 anos; até largar tudo pra recomeçar no velho continente junto com meu marido. Se quiser saber mais como é viver por aqui em família, me acompanhe no instagram @natinairlanda

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 2 =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.