Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Natal se aproximando e com ele as saudades

Última atualização do post:

Saudade dos que ficam
É amor que se fala?
Natal se aproximando
Meus netos, Davi e Benjamim. Muito complicado estar longe deles no final do ano. Foto By Belle Mendes Fotografia https://www.facebook.com/BelleMendesFotografiaFamilia/

Estando longe no final do ano

Estar longe do Brasil, de tudo e todos, não é muito fácil, especialmente nessa época, quando o Natal e o Ano Novo estão se aproximando. Nesses momentos, geralmente as famílias estão reunidas, as crianças de férias, as ruas cheias de pessoas comprando presentes, lojas e casas enfeitadas. Enfim, o clima natalino. Mas também não é necessariamente ruim.

Eu procuro fazer as mesmas comidas que faria no Brasil, sem deixar de me adaptar ao local em que estou morando, trazendo as tradições locais para a minha casa, sem esquecer as nossas.

Passando mais tempo conectada com meu marido e minha família…. às vezes, até esquecendo do fuso horário que nos separa (ele está 8 horas na minha frente), ajuda bastante.

Primeiro natal fora do Brasil

Natal se aproximando
Primeiro Natal fora de casa foi no Iraque em 2004.
Natal se aproximando
Nosso primeiro Natal juntos também foi no Iraque, em 2008.

O primeiro Natal fora do Brasil foi no Iraque, numa base militar americana, onde eu trabalhava. Havia pessoas de todas as nacionalidades, de diferentes culturas e costumes, contudo, todos com o mesmo sentimento, que era a saudade dos que ficaram para trás.

Como lidar com a saudade

Como lidar com os sentimentos de saudade, distância e vazio que estar longe nos trazem? Provavelmente você já sentiu tudo isso e, muitas vezes, ao mesmo tempo. Lembrando que apenas eu saí do Brasil, mas o Brasil não saiu de mim. Procuro sempre estar ligada no que está acontecendo com tudo e com todos os que ficaram lá.

Utilizando mídias sociais, telefone, internet, conseguindo assim, estar próxima e presente, eu driblo a saudade e o vazio de não estar lá.

Natal de aproximando
Ded e Benjamim, 92 anos de diferença, 5 gerações; que saudade de vocês! Foto by André Alexandre Fotografia https://www.andrealexandre.com.br

Sei que para eles também não é fácil. Lógico que fazemos falta uns para os outros, mas lidamos com as situações, conforme elas aparecem. Esse ano, a família vai estar toda reunida, e eu vou estar aqui sozinha com meu cachorro. Não significa que não vou participar, ou não vou estar presente. Estamos distantes apenas fisicamente.

Encurtando a distância

Estamos sempre nos comunicando, seja da maneira que for, diminuindo a saudade e encurtando a distância. Através de chamadas de voz ou vídeo, participo das atividades dos meus netos, converso com minha mãe e avó, peço opinião dos meus filhos e resolvo os problemas da casa e de rotina com meu marido.

Recentemente, estive no Brasil por 10 dias, aproveitei muito o meu tempo com a família. Não deu para ver todos os amigos, ou ir a todos os lugares que eu gostaria, mas deu para passar um tempo de qualidade com meus filhos, netos, avó e mãe. Matando a saudade que eu sinto e recarregando minhas energias para os próximos meses separados.

Família é tudo para mim

Venho de uma família com descendência árabe e italiana, somos 5 gerações muito ligadas, nossos laços são estreitos e nós estamos sempre encontrando uma maneira de estarmos juntos. Lógico que tudo acaba em comida, bolo para celebrar isso, um almocinho especial para aquilo, e assim por diante.

Nessa última visita, celebramos o aniversário de um ano do Ben. E, como tudo lá em casa, o “para os íntimos”, tinha umas 60 pessoas, e foi muito bom poder estar lá, naquele momento tão especial da vida do meu pequenino.

Uma parte da família, na comemoração do primeiro ano do Ben. Foto by André Alexandre Fotografia https://www.andrealexandre.com.br/

Solitude e não solidão

Estarei sozinha nas festas de final de ano, meus filhos, nora, genro, netos, avó, mãe, família e amigos estarão em Paranaguá; meu marido na Árabia Saudita, e eu e o Finn aqui. Mas não sentirei solidão, estarei no meu lar, e participando das comemorações em casa, através de vídeo chamada.

Um Feliz Natal e Próspero Ano Novo para todos!

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Luciana

Luciana

Meu nome é Luciana Barletta, mas meus amigos me chamam de Lu. Estou fora do Brasil há 17 anos. Já morei no Iraque, Dubai e estamos nos EUA há 5 anos, sendo 2 anos em Delaware. Sou natural de Paranaguá, no litoral do Paraná, mãe orgulhosa do Gabriel e Raphael, e avó babona do Davi e Benjamim; Sou casada com o Shawn há 8 anos, mas estamos juntos há 13. Trabalho, gosto de fotografar paisagens, ler, cozinhar e de sair para caminhar com o Finn, meu cachorro, nas horas vagas.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − three =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.