Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O custo de vida na Noruega

Última atualização do post:

Custo de vida na Noruega
Vivendo em Bergen - arquivo pessoal

Que o custo de vida na Noruega é alto, acredito que todo mundo saiba. Mas o que nem todo mundo leva em consideração é que isso pode mudar de uma cidade para outra. Na imaginação da maioria das pessoas, a Noruega é um país pequeno e por isso não há tantas diferenças.

Mas, quando moramos na Noruega descobrimos que as diferenças de uma região pra outra podem ser gritantes. Por isso decidi mostrar pra vocês o custo de vida em Bergen, a cidade que moro há nove anos.

Logo que decidimos comprar nosso imóvel pesquisamos todos os bairros da cidade e conversamos com pessoas que conheciam a região. Optamos por morar em um bairro a 15 minutos de carro do centro da cidade e a dez minutos de distância do trabalho do meu marido. Também levamos em consideração o transporte público, que por funcionar com intervalos curtos foi um ponto positivo. Optamos por um condomínio onde a maioria dos moradores são famílias com crianças.

Sobre os valores

Vou usar alguns valores na moeda norueguesa *Koroa norueguesa, lembrem que os valores em reais podem mudar sempre. No final de janeiro de 2022, 100 koroas é o equivalente a 61,60 reais. Ao passar os valores para a moeda brasileira teríamos erros o tempo todo nos valores, então optei em trazer os valores na moeda local e em dólar americano.

Custo de vida na Noruega
Eu turistando na Noruega, apesar dos custos altos – arquivo pessoal

Aluguel

Quando me mudei pra Bergen morávamos de aluguel. Nosso aluguel na época em uma casa pequena de dois quartos era 11 mil kr ($1.228). Isso foi há nove anos e com a alta dos preços isso mudou um pouco. A moradia sem dúvida vai ser seu maior gasto em qualquer lugar da Noruega.

Pra procurar casas e apartamentos pra alugar indico o site: finn.no. Infelizmente o site é todo em norueguês, o que pode ser um obstáculo na vida no recém chegado. Uma opção que testei e pode te ajudar é usar o tradutor automático do seu navegador, por exemplo.

O preço dos aluguéis nas regiões centrais de Bergen é mais elevado, o que pode compensar a procura em bairros um pouco afastados, como por exemplo Åsane, Fyllingsdalen ou Fana. O centro de Bergen fica bem no meio de todas as outras regiões. Porém também é importante analisar a frequência do transporte publico.

Caso seja estudante, geralmente grupos do facebook para estudantes como o da Universidade de Bergen podem ter opções e dicas para moradias. O que é comum são casas compartilhadas, onde há quartos para alugar. Uma opção viável também é morar em cidades próximas a Bergen, como por exemplo Askøy, Sotra, Os e Knarvik.

Na hora de alugar observe bem o contrato. Geralmente pedem dois meses de calção. Preste atenção no que esta incluído. O comum é tv e internet estarem incluídos no valor do aluguel e algumas vezes até o aquecimento, o que nesse caso especifico pode ser uma ajuda enorme. É possível encontrar casas mobiliadas ou semi-mobiliadas. O normal é as casas já terem armários e maquina de lavar. Em outras palavras, preste atenção no contrato e nos benefícios.

Alimentação

Eu imaginava que fosse um mito, mas uma amiga de outra região veio nos visitar e disse que alguns alimentos eram mais caros aqui em Bergen e isso realmente fez sentido quando reparei que as propagandas dos produtos as vezes destacam em que região as promoções eram válidas.

Uma das maiores despesas que temos é com a alimentação. No ano passado separamos todas as notas de compras em supermercados e pra minha surpresa gastamos em um mês quase 8 mil koroas ($893), despesas para um casal e uma criança de 10 anos. Contei isso em um vídeo do Instagram.

Então deixo pra vocês o site do onde vocês podem descobrir preços em vários lugares do mundo: Numbeo Cost of Living (numbeo.com)

Idéias para economizar

Pra economizar uma ótima dica é se cadastrar nos programas dos supermercados, como o Trumf que eu uso nos supermercados Meny, Kiwi, Joker e Spar. O bacana desse programa é que registrando seu cartão no aplicativo ou site, em cada compra que você fizer você junta pontos que na verdade se convertem em dinheiro. Você consegue usar esses pontos nos supermercados liberando o valor pra usar na próxima compra. E o melhor do Trumf é que você acumula pontos em várias outras lojas.

Outro programa que nos rende bastante é o do supermercado Coop. Mas nesse caso, o valor só é liberado uma vez no ano. Pelo aplicativo você também consegue ter o controle de como se tornar membro e acumular dinheiro. O Rema 1000, é um dos mercados mais baratos pra fazer as compras segundo muitas pessoas, e também tem seu programa de fidelidade. Pessoalmente não gosto muito de comprar alguns itens no Rema 1000. Mas gosto dos produtos sem glúten da marca deles.

Um aplicativo ótimo é To Good To Go, que também pode ser usado fora da Noruega. Com ele é possível comprar em restaurantes, cafés e mercados, produtos no final do dia.

Dica extra: é sempre conferir as partes dos mercados com produtos que estão para vencer que ficam com 50% de desconto.

Custo de vida na Noruega
Outra alternativa pra comprar alimentos são os mercados com comidas estrangeiras. Aqui em Bergen compro geralmente na Global food ou na Mango e eles também tem alguns produtos brasileiros. Na foto além da tapioca tambem tem leite condensado e aipim (ou macaxeira) – arquivo pessoal

Transporte

Aqui em Bergen não é possível pagar a passagem de onibus, no ônibus. Você precisa ter um cartão ou o aplicativo no seu celular. Eu opto pelo aplicativo e já os aviso que caso não paguem a passagem o valor da multa na hora da fiscalização é bem alto.

Os fiscais aparecem de uma hora pra outra e desculpas nunca são aceitas. A multa atual esta no valor de 1150 koroas ($128). No entanto se você tiver uma passagem válida e não conseguir apresentar, pode fazer a reclamação posterior na empresa Skyss.no.

O pedágio em Bergen na hora do rush está em 43,20 koroas com autopass ($4,80) e 54,00 ($6,20) sem o autopass. Fora da hora do Rush carros com combustivel pagam 20 koroas ($2,23) com autopass e 26 koroas ($2,9) sem. Carros elétricos por enquanto pagam entre 4 e 8 koroas ($0,40 a 0,80) com o autopass o que faz de Bergen, uma cidade com muitos carros elétricos.

O combustivel em Bergen varia de 17 a 18 koroas ($1,80 a $2,00) e esses dias estava chegando a 20 koroas ($2,23) em alguns postos. Programas como o Trumf e Coop que citei na parte sobre a alimentação, também tem descontos ou espécies de pontos que você pode acumular. Para pesquisar os melhores valores, você pode utilizar o app drivstoffappen

Estacionamento no centro de Bergen e em algumas zonas pra mim ainda é uma incógnita. Algo comum é as pessoas irem de onibus ou bybanne até o centro em dias festivos para evitar problemas com estacionamento. Para conhecer todas as regras e valores visite o site da Bergen Kommune.

Outros gastos

Academia: Na academia SATS está de 519 a 719 koroas ($57,90 a $80) e na NR1 FITNESS entre 299 a 499 koroas ($33 a $55)
Cinema: Custa de 115 a 180 koroas ($12 a $20) para adultos. Pode variar dependendo da sala onde o filme está em cartaz.
Piscina fechada: A entrada na AdoArena custa 130 koroas para um adulto.

Poder de compra

Mas, embora os preços sejam mais altos na Noruega do que no exterior, ainda é mais barato na Noruega para os noruegueses, medidos em minutos de trabalho por item comprado, do que para os franceses na França e os italianos na Itália. E é exatamente o poder de compra que faz com que europeus de vários países olhem para Noruega como um ótimo local de moradia.

Indico pra vocês esse artigo sobre o poder de compra em países europeus aqui no blog, onde vocês podem entender um pouco melhor o assunto.

Espero te ajudar com esse artigo e em caso de dúvidas. Deixa seu comentário!

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Erinice Eversvik

Erinice Eversvik

Sou paranaense. Moro em Bergen, na Noruega, há nove anos com meu marido e nossa filha. Sou formada em História com especialização na área de pedagogia e na Noruega precisei começar do zero. Me surpreendi com o resultado.

5 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez + 2 =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.