Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O Fika, uma das tradições na Suécia

Última atualização do post:

Tradição Sueca

Sabe aquela pausa para tomar um café, chá ou qualquer outra bebida com amigos e familiares? Por aqui tem o nome de Fika. Na maioria das vezes, essa pausa é acompanhada com um doce, bolo, torta, pão ou o clássico Kanelbulle (bolo de canela), ou qualquer outro doce.

O Fika é um ritual da cultura sueca. É como se fosse um estilo de vida, o momento perfeito para socializar e nada melhor que fazer isso, com um doce e um café. Esse hábito tão made in Suécia pode ser feito numa cafeteria, em casa, piquenique, no trabalho, ou seja, em qualquer lugar e horário.

O Fika nas empresas

As empresas acreditam que o Fika ajuda as pessoas a superarem os problemas do dia-a-dia e conectar-se umas com as outras. É um momento de troca de ideias e experiências, e isso pode contribuir para o aumento da satisfação do funcionário em relação à empresa.

Os suecos gostam tanto dessa pausa para um café com um doce que criaram dias para celebrar os principais clássicos da culinária sueca.

Dia para celebrar o Kannelbulle

Uma delas é o kannelbulle que, desde 4 de outubro de 1999, se tornou o Kanelbullens dag (dia do bolo de canela). Surgiu, pela primeira vez, nos anos 20 do século XX, um bolo simples, devido à escassez de ingredientes da época, que consiste basicamente de manteiga, açúcar, canela, e farinha. Por aqui a paixão por esse bolo é tanta, que a pesquisa mostra que um sueco come 316 kannelbulle por ano!

A semana especial para o Prinsesstårta

Outro bolo que tem data especial por aqui é o Prinsesstårta, ou ainda, o Bolo da Princesa. Foi visto nos livros de receita por volta de 1948, com o nome de Grön Tårta (bolo verde), mas logo mudou de nome assim que as princesas Margareth, Marta e Astrid, sobrinhas do rei Gustaf, disseram que gostavam muito desse bolo e, rapidamente, o bolo se tornou popular, não só na Suécia mas também na Finlândia.

Nos dias atuais vendem-se cerca de 500.000 unidades por ano em toda a Suécia. Essa delícia não tem só um dia dedicado a ela, mas uma semana! A terceira semana de setembro é a Semana da Prinsesstårta. Durante esse período, para cada torta comprada, 10 coroas são doados ao Fundo da Coroa da Princesa Victoria, entidade que beneficia crianças e adolescentes com doenças crónicas na Suécia.

O våfflor, outra paixão com data especial

Outro dia para se comemorar com comida aqui na Suécia é o Våffeldagen (Dia do Waffles), no dia 25 de março, que marca também a chegada da primavera. Nesse dia, as famílias suecas se deliciam com os waffles de todos os modelos, quadrados ou de corações com nata, chantilly ou compota.

Apesar de estar aqui na Suécia apenas um ano, já posso dizer que estou adaptada ao fika e a todas as datas comemorativas dos doces suecos. Eu particularmente adoro viver essas datas, pois é uma maneira de desvendar a cidade e descobrir os melhores doces vendidos nas dezenas de cafeterias lindas e charmosas de Estocolmo, e, se possível, sempre em ótima companhia e com um bom papo!

Leia aqui mais sobre a Suécia.

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Evandra Carreira

Evandra Carreira

Olá, sou a Evandra Carreira, brasileira, vivendo na Europa desde 2008. Foram 10 anos em Portugal, e agora estamos há 13 meses em Estocolmo, na Suécia. Esposa do português Manuel há 10 anos e 2 filhos: o Halison (26 anos) e o João (6 anos). Serei aqui uma ajuda virtual, um apoio para outras mulheres que, assim como eu, vivem esse mundo da expatriação. No meu perfil vocês irão encontrar dicas, minhas experiências e estilo de vida, com o objetivo de ajudar famílias a serem mais felizes no seu novo país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × quatro =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.