Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O verão e as ilhas da Croácia

Última atualização do post:

Ilhas da Croácia

Eu sei que ainda está bem longe para mais esperada estação do ano para mim: o verão. Mas é sempre bom falar dessa época maravilhosa que temos aqui na Croácia, assim como suas ilhas fabulosas e que atraem turistas de todo o mundo.

Esse ano, estranhamente, é bem possível que o turismo seja afetado por conta do coronavírus e das restrições impostas pelos países em termos de viagem e acessibilidade. Muitas pessoas que dependem do turismo serão afetadas, como é o caso de Split e de suas ilhas.

No entanto, ainda temos alguns meses antes de saber ao certo como tudo isso irá desenrolar e como vamos passar o verão de 2020. Mesmo assim, vale muito a pena falar das principais atrações do país: suas ilhas e praias. Vamos então começar essa viagem online pelas maravilhas e encantos da Croácia?

A ilha de Hvar e suas atrações

A mais famosa das ilhas da Croácia é, sem dúvidas, a ilha de Hvar. A partir de Split se chega a cidade de Hvar em um catamaran que leva 2 horas e meia, ou um barco mais veloz que leva 1 hora apenas. Com uma vibe bem alegre e clima de verão por todos os lados, a cidade é repleta de cafés e bares, restaurantes com as mais variadas cozinhas, e praias que lembram Ibiza.

Praia de Hvar. Croacia
Praia de Hvar. Arquivo pessoal

Dá pra conhecer em apenas um dia, num passeio bate-volta. Mas quem quiser ficar e curtir mais a ilha e seus pontos turísticos, é possível arrumar acomodação a preços não muito acessíveis. Mas vale a pena se for esse o intuito do turista.

A ilha de Brac e Zlatni Rat

Famosa pela praia de Zlatni Rat ou “Chifre dourado” em croata por conta do formato que a extensão de areia faz, a ilha de Brac e a cidade de Bol são uma das maiores atrações do país, se não a mais procurada por turistas durante todo o verão.

Na verdade, não é uma praia de areia (como quase nenhum aqui na Croácia), mas vista do alto se assemelha muito a uma areia branca e fina. No entanto, são pequenas pedras que formam essa extensão que mais parece uma língua do que um chifre, pra ser honesta!

Novamente, é possível ir de Split de catamaran que leva cerca de uma hora até chegar a Supetar, e de lá é preciso um outro transporte pra se atravessar toda a ilha e então conhecer a famosa praia de Zlatni Rat. Mas super vale a pena!

A ilha de Korcula

Lê-se ‘cortchula‘ ou algo parecido! Sim, essa ilha é também uma das mais buscadas, principalmente por turistas que já tenham vindo aqui outras vezes ou que busquem uma temporada numa ilha mais relax, menos agitada e movimentada, mais familiar, digamos assim.

E também se chega a Korcula a partir de Split, de uma balsa que atravessa o Adriático em cerca de duas horas e meia. Por ser mais distante, essa ilha é lugar ideal pros que procuram passar mais do que um dia em um lugar de comida excelente, vida pacata e ritmo desacelerado.

O centro histórico da cidade parece saído de um filme medieval. Casas, palácios e igrejas feitos de pedra e telhados alaranjados dão um toque especial. Um outro atrativo da ilha é que o navegador Marco Polo nasceu na ilha, ou pelo menos é nisso que os croatas acreditam. Vários objetos da época se encontram em sua casa, aberto a visitas durante parte do ano.

A ilha de Vis

A partir de Split, se pode chegar a Vis, numa balsa que leva cerca de duas horas pra completar o trajeto. E a atração principal de Vis é a Caverna Azul ou Modra Spilja, um lugar de beleza impressionante. Pros amantes de mergulho e flutuação, é um prato cheio pra se apreciar toda aquela exuberância natural da caverna, que, por conta do turismo inapropriado, recebe turistas a partir de barcos autorizados e controlados por autoridades locais.

A ilha de Solta

A ilha mais próxima de Split é Solta ( “cholta” como se lê). Era considerada a lagoa favorita do imperador Diocleciano, que governou toda a Roma antiga há quase 2000 anos atrás.

É também a mais barata delas, por ser próxima e não tão badalada como as demais. Muitos turistas nem conhecem, ou seja, é uma ilha onde a maioria dos seus habitantes são croatas que tem casas de veraneio e passam o verão na ilha.

Praia em Solta.

Seja qual for o seu destino, que ilha escolher, saiba que a Croácia é um encanto e cada ilha tem suas particularidades. Não pense duas vezes e venha conhecer o país!

Para mais textos sobre a Croácia, clique aqui.

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Debora

Debora

Sou Debora, carioca de Niterói e moro na Croácia. Trabalho como produtora de conteúdo e redatora em redes sociais, sites e blogs. Sou também professora de línguas (inglês e português para estrangeiros) e tradutora EN-PT). Antes dessa mudança total em minha vida de expatriada, trabalhei como professora de inglês em diversas escolas de línguas no Brasil e também em empresas com a Petrobras e Vale do Rio Doce. Fui recepcionista bilíngue em eventos voltados a plataformas de petróleo e gás. Viajei o mundo e conheci os 5 continentes e mais de 60 países, a bordo de navios de cruzeiro da empresa Royal Caribbean, onde era recreadora infantil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois − dois =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.