Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Preciso me mudar e agora, o que faço com meu pet?

Última atualização do post:

Expatriar com pet

Hoje em dia é mais comum se fazer essa pergunta, pois as pessoas têm se mudado com mais frequência, seja na mesma cidade, dentro do mesmo país ou para países diferentes.

Nesse último caso, é preciso estar preparado e muito bem planejado. A mudança para o exterior com seu pet vai exigir cuidados e paciência. Afinal de contas, trata-se de um membro da família e medidas  burocrática terão que ser tomadas também.

Dentre todo o processo a ser realizado, o primeiro passo é levar o pet ao seu veterinário de confiança e ver se está tudo bem com a saúde dele, conferir se todas as vacinas e controle parasitário estão em dia, independente se a mudança é para perto ou longe.

 Mudança dentro do mesmo país

Em casos de mudança dentro do mesmo país, a segurança do seu pet é de extrema importância e deve ser feito logo no início.

Caso a mudança seja feita por rodovia, o pet deve sempre ir no banco de trás do seu carro utilizando cinto de segurança próprio (figura 1) ou deve-se fazer a utilização da caixa de transporte (figura 2). A caixa tem de ser maior que ele, para que possa se movimentar quando ele queira. Essa última opção também é válida para viagens por transportadoras.

Figura 1: Exemplo de cinto de segurança
Figura 2: Exemplo de caixa de transporte, que varia conforme peso e tamanho do animal.

O próximo passo é a colocação de um microchip no seu pet. O microchip é um documento eletrônico e funciona como se fosse um RG, porém com mais segurança. Trata-se de um pequeno dispositivo implantado sob a pele do animal, e contém um número único que pode ser visualizado através de um leitor. Com a utilização deste chip é possível ter acesso aos dados de vacinas e até mesmo dados do proprietário do animal. Esse microchip deve ser implantado apenas por veterinário.

O terceiro passo é ter um atestado de saúde do seu pet. Este, deve conter a assinatura do veterinário com seu carimbo e número do conselho regional de medicina veterinária.

Mudança para países diferentes

Além de alguns passos já citados, os cuidados e exigências são ainda maiores.

A principal delas é verificar no consulado do país de destino, quais documentos e exames são exigidos para que o pet possa ser aceito e residir no país.

Além da obrigatoriedade da colocação do microchip, há países que exigem uma série de exames de sangue e atestados, dentre eles, exame de titulação de anticorpos contra o vírus da raiva, por exemplo.

Vale lembrar que alguns exames e documentos tem validade, então programe-se para não ter problemas futuros.

 Chegamos na casa nova

Chegando no novo endereço outros cuidados são exigidos. Um deles é como fazer a adaptação do seu pet ao novo ambiente.

É super normal e natural o animal se sentir mais acanhado e confuso. Dê
um tempo a ele. Ofereça muito amor, carinho e atenção. Se, para você que estava consciente dessa mudança, a adaptação não será fácil, imagine para seu pet que não fazia e não faz ideia do que está acontecendo.

Tenha em mente que será tudo novo para ele, clima, ambiente (se menor ou maior a casa) e a rotina.

Fique sempre atento ao olhar de seu animal, ele pode dizer muitas coisas.

Adaptação de pets em outro país

Viver fora do Brasil com o seu animalzinho é um pouco complicado no início, pois o stress acaba sendo um pouco maior devido a duração da viagem, o tempo que ele ficara longe de seu dono, etc. Há ainda a possibilidade da quarentena, que alguns países exigem. Isso tudo afetará o emocional do animalzinho e de seu dono também.

Procure tornar o novo ambiente o mais próximo possível do anterior. Por exemplo:

  • Leve com você alguns brinquedos que seu pet goste;
  • Não lave a cama onde ele dorme;
  • Mantenha o mesmo tipo de ração;
  • Tente manter a rotina de passeios , etc.
Veterinaria - Diario de uma expatriada
Mantendo a rotina no novo ambente

 Empresas especializadas

É valido lembrar que há empresas que são especializadas em relocação do animal. O que pode ser muito útil para uma mudança de país. Vamos dizer que elas atuam como um “despachante”.

Essas empresas cuidam desde o agendamento de exames, até o transporte do pet ao aeroporto, no dia da viagem.

Conclusão

Independentemente do tipo de mudança , seja dentro ou fora do país, o cuidado e atenção com o seu animalzinho é extremamente importante para evitar stress e garantir que não haverá nenhum imprevisto para vocês.

About The Author

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no X
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Compartilhe no Telegram
Compartilhe no WhatsApp
Picture of Maria Carolina

Maria Carolina

Sou casada há 5 anos e, logo depois de casada, me mudei para Dubai. Sou mãe de uma linda princesa e estou esperando mais um lindo príncipe para completar a minha família. Também sou mãe de dois gatos, que adotei aqui em DubaI (eles são inseparáveis). Sou médica veterinária com pós-graduação em anestesiologia veterinária e amo a minha profissão. Sou grata por tudo o que conquistei e vivi até o momento, mas sei que muito ainda está por vir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 4 =

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.