Impossível pensar em natal e não pensar no Papai Noel, não é? Independente da crença, difícil encontrar alguém que não o conheça!
Eu sou uma fã declarada de natal e fiquei muito emocionada quando tive a oportunidade de vir à Finlândia pela primeira vez. E tudo isso porque é aqui a terra do Bom Velhinho.
Isso mesmo, Joulupukki, como é chamado em finlandês, mora em uma pequena vila chamada Korvatunturi mas trabalha na capital da Lapônia: Rovaniemi.
Sabia que Rovaniemi, apesar de apenas 60 mil habitantes, é a maior cidade da Europa? São 7582km2 de poucas casas e muita floresta e magia! Ficou curiosa para conhecer essa cidade encantadora da Lapônia finlandesa? Então pega papel e caneta que vou te contar tudo o que você nem pensou em perguntar!
Como chegar?
Rovaniemi está a 867km de Helsinki, a capital da Finlândia e chegar lá é super fácil. A opção mais rápida é de avião até o aeroporto de Rovaniemi. Além disso, é possível chegar de trem (empresa: VR) e ônibus (empresas: Matkahuolto e Onnibus.fi). Eu aconselho viajar de trem noturno.
Onde dormir?
Lapônia de maneira geral é um destino de turismo salgado, mas é possível economizar na hospedagem. Há opções para todos os gostos e bolsos.
Sabe esses famosos hotéis iglus? Em Rovaniemi existem algumas opções! Além de hotéis, hostel, Airbnb…
Particularmente, indico escolher um local no centro pela praticidade. Como comentei, Rovaniemi é uma cidade imensa em área, por isso se você está sem carro, quanto mais afastado do centro, mais difícil de se locomover! A não ser que o hotel já inclua transporte para as atividades, aí quanto mais afastado do centro e das luzes da cidade, maiores as chances de ver auroras boreais da janela do quarto! Já imaginou?
Quando ir?
Há atividades durante o ano inteiro! A única época que não recomendo é na segunda fase do outono, quando as folhas das árvores já caíram mas ainda não há neve (setembro/outubro).
Verão: perfeito para quem quer vivenciar o sol da meia noite e fazer muita trilha, nadar no lago e se apaixonar pelo verão finlandês! Contra: mosquitos nas florestas.
Primavera: O início da primavera ainda é nevado, mas com muita luz e até sol! Perfeito para quem quer aproveitar a neve e o dia! Altas chances de ver aurora boreal.
Outono: O início do outono na Lapônia é mágico, chama-se ruska em finlandês. É aquela fase em que a natureza se prepara para o inverno e as folhas estão em tons de laranja, vermelho e amarelo. Geralmente é final de agosto.
Inverno: Neve e frio! Não preciso dizer mais nada, não é? Contra: poucas, quase nenhuma, horas de luz. Boas chances de ver aurora boreal.
O que fazer?
- Visitar o Papai Noel!
Existem dois locais para conhecer o Sr. Noel em Rovaniemi: no Santa Park, um parque temático subterrâneo absurdamente lindo. E o Santa Claus Village, uma vila a céu aberto onde está o correio oficial do Papai Noel! - Aprender a esquiar em Ounasvaara
Próximo ao centro de Rovaniemi está a estação de esqui de Ounasvaara. No verão é possível subir ao topo e observar a cidade lá do alto. - Visitar os museus Arktikum, Pilke, Local Heritage Museum.
- Fazer um safári de Huskys
Esse é um pouco polêmico, tem quem acredite que é exploração. Mas acredite na dona de husky casada com alguém que trabalhou cinco invernos levando turistas correr com os cachorros: eles amam! - Caçar aurora boreal e dirigir uma moto de neve (snowmobile).
Essas duas atividades são salgadas, mas valem a pena! Existe uma grande variedade de empresas que organizam o passeio. - Fazer trilha em algum dos parques de Rovaniemi como Auttiköngäs, Koivusaari, King’s Lean To e Korouoma (no inverno a cachoeira está congelada!).
É muita coisa e tenho certeza que uma vez lá você vai encontrar ainda mais! Boa viagem e aproveite a cidade do velhinho mais famoso e querido do mundo!
Para mais textos da autora, cliquem aqui
Sou a Gabi, e estou na Finlândia desde 2015! O amor me trouxe até aqui e hoje vivo de amor, mas também ensinando português e espanhol, treinando kickboxing, escrevendo e procurando motivos para encontrar os amigos e fazer festa!
Uma resposta
Parabéns.