Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vencendo os desafios para aprender Inglês

Última atualização do post:

desafios de aprender inglês falar outra língua
Dedicação e perseverança para aprender novo idioma - Imagem - Unsplash.com

As dificuldades de aprender uma outra língua são reais e às vezes podem ser agravadas pelo simples fato de uma grande maioria acreditar que aprender inglês é tarefa muito fácil. Existe no inconsciente coletivo do brasileiro a imagem de que é uma língua simples e que, por isso, todos nós entendemos tudo, apesar de não falarmos. Não é bem assim! Sou professora de inglês há mais de 28 anos e regularmente me deparo com esta situação.

Muitas pessoas ficam frustradas após algumas tentativas encarando as dificuldades do aprendizado. “Se é tão fácil entender a língua, como muitos dizem, por que pra mim não é?!”

Diante de uma declaração dessas, peço para a pessoa “respirar”! Isso mesmo, é preciso calma. Pois, certamente com estudo e dedicação, ela será capaz de entender e aprender a falar essa língua tão necessária no mundo globalizado.

Será mesmo que o inglês é uma língua fácil?

Na verdade, a língua inglesa tem uma gramática mais simplificada do que a nossa. Entretanto, isso não significa que iremos aprender como que por milagre, pois temos que estudar e aguardar o tempo necessário para dominarmos o idioma. Existem várias coisas que você pode fazer para melhorar seu inglês, e muitas delas são de graça. Por exemplo, usar aplicativos que ensinam inglês, podcasts voltados ao ensino da língua, jogos, além de textos e reportagens de grandes jornais.

Aprender um idioma é um processo dinâmico

O importante, quando entramos nesse universo do aprendizado, é termos em mente que precisamos de fato vivenciar essa nova realidade. Em outras palavras, procurar conhecer a cultura dos falantes desse novo idioma. Por certo, é importante reparar na musicalidade da língua e entender que um idioma é uma entidade com vida própria.

Sendo assim, nem sempre as regras gramaticais têm um sentido. Além disso, em se tratando de algo tão dinâmico, as mudanças são rápidas, especialmente no que diz respeito ao vocabulário. Sem dúvida, aprender um novo idioma deve ser uma fonte de prazer e não de estresse e frustração. Afinal de contas, através dela você será capaz de se comunicar com outras pessoas e de entender outros povos através desse “novo super poder”!

Preste muita atenção às pronúncias

A pronúncia também tem uma grande importância na comunicação da língua. Certamente, não adianta eu conhecer todas as regras gramaticais e o vocabulário completo de um idioma, se não conseguir me expressar bem. Existe uma máxima entre os estudiosos da língua inglesa de que, para se pronunciar uma palavra corretamente, é preciso ouvi-la pelo menos uma vez. Isso porque as letras têm sons diversos, dependendo de sua colocação na palavra. Dito isso, temos aqui a primeira dica desse artigo: – Busque na internet dicionários ou tradutores com o recurso de áudio sempre que for procurar uma palavra nova, assim já poderá ouvir a pronúncia correta.

Algumas dicas para te ajudar

Já que estamos falando de pronúncia, aqui vão mais algumas dicas para facilitar seu aprendizado. Observemos que o inglês é uma língua de pronúncia delicada, sem grandes entonações no final das palavras. Palavras que terminam em (e), por exemplo, têm esse (e) mudo. Por conta do nosso idioma, a tendência que nós temos é de transformar esse (e) em (i), o que tem que ser evitado.

Veja o exemplo:

  • name”, devemos falar “neim” e não “neimi”, como acontece muitas vezes.
  • palavras terminadas em (t) what esse (t) é quase mudo, e tendemos a falar whati, pronunciando o (t) e acrescentando um (i) no final.
  • o mesmo tende a acontecer com o (k) no final das palavras, que deve ser quase mudo, e não é o que geralmente acontece.

Há em inglês alguns sons muito difíceis de reproduzirmos. Isso acontece porque eles não existem em português. Nessa categoria lembramos o difícil som do (th) na pronúncia de algumas palavras, como por exemplo thief. A minha dica é pronunciá-lo como se tivéssemos a língua um pouco presa, pois a língua deve ficar entre os dentes ao fazermos esse som. Caso seja difícil para você, opte por pronunciá-lo como (t), mas nunca como (s) ou (f).

desafios para aprender inglês
Em inglês a pronúncia nem sempre é o que parece ser – Imagem: Unsplash

Sons diferentes da língua inglesa

Outra dica é sobre o som do encontro vocálico (au) que é pronunciado com som de (ó) (na palavra August falaremos ógust). Ou ainda o (gh) em enough, que tem som de (f) inâf. Além disso, o som do (h) em quase todas as palavras terá o som do nosso (r) house pronunciamos rauss. Falando em (r), em inglês não importa se essa letra está no início de uma palavra rock, ou no meio Melrose, ou ainda se estiver dobrada mirror. O som será sempre o mesmo, ou seja, parecido com o nosso (r) do meio de palavras em português parada.

Essas são apenas algumas dicas de pronúncia para ajudar na sua comunicação. A atenção que devemos ter com a pronúncia ao falarmos inglês deve ser uma constante, pois só assim você será efetivamente compreendido. Não temos a obrigação de falarmos como nativos da língua, mas precisamos falar o mais próximo da pronúncia correta. Dessa forma, ficaremos muito mais satisfeitos com o resultado da nossa comunicação e não nos sentiremos frustrados quando conversarmos com outras pessoas.

Com calma e perseverança você vai aprender inglês

Espero que essas dicas tenham sido úteis e que possam ajudar você a melhorar seu inglês. Tenha sempre em mente que é preciso se divertir ao longo do processo de aprendizado, e nunca se esqueça de comemorar seu progresso! Afinal de contas você está indo mais longe do que a grande maioria que simplesmente desiste ao longo do caminho.

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Juliana Bugano Passanezi

Juliana Bugano Passanezi

Professora de inglês há mais de 28 anos, formada nos Estados Unidos e com certificação C2 em inglês. Proprietária de duas escolas de inglês no Brasil, hoje em Portugal trabalho com aulas online.

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × um =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.