Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Verão na Áustria em tempos de pandemia

Última atualização do post:

Verao na Austria

Cidade de Bregenz – Bodensee: morar onde os outros tiram férias

Apesar de não ser tão conhecida quanto a cidade de Viena, Bregenz é uma cidade muito agradável para morar aqui na Áustria e, além disso, um lugar muito procurado para passar as férias. O lago Bodensee dá um charme especial pra cidade, que é rodeada por muita natureza, montanhas e Alpes.

Vou contar hoje pra vocês, como é morar aqui no verão (sob a minha perspectiva) especialmente agora, em tempos de pandemia (COVID19).

Calor x Falta de ar condicionado

O verão na Europa começa dia 20 de junho e vai até 22 de setembro. Considerando que poucas moradias e estabelecimentos possuem ar condicionado aqui, tem dias que nós suamos sem fazer nada! É tão abafado dentro de casa, que fica até difícil pra dormir.

Dias muito quentes ficam entre 30°C e 35°C e, as temperaturas geralmente caem um pouco na parte da noite. Comparando com o Brasil, seria um clima “agradável”. Mas, pra quem mora aqui, é calor demais! 

Viver entre turistas em época de Pandemia

Devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid19), muitos eventos que aconteceriam neste verão em Bregenz, foram cancelados ou adiados. O primeiro caso de Covid19 aqui na Áustria, foi registrado num Hotel em Innsbruck, dia 25 de fevereiro. Dois dias depois, apareceram registros em Viena. Uma semana depois, dia cinco de março, surgiu um centro da epidemia na cidade de Ischgl no estado de Tirol.

Porém, não demorou muito para que a cidade de Ischgl fosse isolada. Outras medidas preventivas, foram tomadas na Áustria inteira pra controlar a pandemia, incluindo fechamento de fronteiras com países vizinhos (Itália, Alemanha, Suíça, Eslovênia, República Checa, Liechtenstein, Hungria e Eslováquia).

Como o governo se antecipou no combate à Covid19 e, a maior parte da população respeitou as exigências, a vida foi voltando à normalidade em meados de junho, depois de três meses de restrições. A situação do país ficou muito bem controlada em comparação ao resto do mundo.

O estado de Vorarlberg é um dos destinos preferidos de muitas pessoas, tanto para passeios curtos, quanto para tirar férias de verão! Ainda é exigido o uso da máscara apenas em supermercados, padarias, transporte público e farmácias. Fora isso, é exigida a distância mínima de 1,5m de outras pessoas, além da boa higienização das mãos. Entretanto, nem todos seguem à regra, o que é uma pena.

A vida está voltando ao normal?

Essa é a sensação que temos quando saímos nas ruas! Os hotéis e campings estão lotados, um bom espaço no lago Bodensee é sempre disputado, os pontos turísticos estão cheios até em dia de semana. As “Strandbads” (piscinas) vivem cheias, principalmente de famílias com crianças.

Foto: Arquivo pessoal da autora. Strandbad Bregenz, Vorarlberg, Áustria 2020.

Andando nas ruas e, observando as pessoas, a gente até esquece que o vírus está entre nós. Ver a cidade tão ativa em comparação com outros lugares do mundo, faz a gente até duvidar do que está vivendo.

Mesmo sabendo dos riscos, muitos moradores da região acabam escolhendo outros destinos para tirar férias: como a Croácia, Turquia, Grécia, Itália, Alemanha, França, etc.

Devido à alta circulação de pessoas, os casos de Covid19 vêm aumentando novamente, segundo informações no site do governo austríaco. Por isso, é bom se prevenir e ficar de olho nas notícias. Novas medidas preventivas estão sendo tomadas a qualquer momento para controlar a pandemia. 

Opções de lazer em Bregenz

Pra quem gosta de natureza, têm várias trilhas bem estruturadas para caminhar (curta e longa distância) nas montanhas e nos Alpes. Ir de bicicleta também é possível, inclusive, ciclovia é o que nao falta aqui!

Em Bregenz, o ponto turístico mais famoso é o Pfänderbahn: uma montanha de 1064m de altitude pra fazer a pé, de bike, carro ou bondinho mesmo. Além disso, vale a pena um passeio de barco até as cidades alemãs vizinhas (Lindau, Wasserburg, Meersburg, Konstanz, Mainau e Überlingen).

Curtir o lago Bodensee (ou Lago de Constança) é super relaxante também! A água é muito calma e limpa, existem vários pontos próprios para o banho e quase todos são gratuitos aqui em Bregenz. Quem quiser pescar, é preciso tirar uma carteira de habilitação antes e se informar a respeito. 

Pra quem gosta de museus, os mais conhecidos são: Vorarlberg Museum e o Kunsthaus Bregenz no Centro da cidade de Bregenz. Se quiser curtir concertos variados e ópera, indico o Festspielhaus de Bregenz. A gastronomia, arquitetura e as paisagens naturais deixam a gente encantado(a)!

Porém, pra quem gosta de agito e vida noturna, esse talvez não seja o melhor lugar. Existem poucos clubes, maioria em cidades vizinhas e aí, vai depender de qual tipo de música você curte.

Outras regiões do estado de Vorarlberg

Bregenz é linda e é também a capital do estado de Vorarlberg. Mas, o estado todo possui lugares que valem a pena visitar! Essas são outras regiões super legais de conhecer:

Eu sou suspeita falar desse lugar que adoro tanto! Por isso, ficam as informações aqui pra vocês pesquisarem mais a respeito, caso tiverem interesse.

Lembrando que: em tempos de pandemia, o melhor é ficar em casa!

Quem sabe, depois que tudo “voltar ao normal” você venha conhecer a região e tirar suas próprias conclusões.

Para mais textos da autora, clique aqui

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Daniane Bandoch

Daniane Bandoch

Nasci em Blumenau, Santa Catarina. Sol bacharel em Administração de Empresas com ênfase em Recursos Humanos pela UNIASSELVI. Depois de oito anos trabalhando em área administrativa, resolvi me reinventar e troquei as paredes dos escritórios por uma aventura-sem-fim: vida de expatriada. Eu vim sozinha para a Europa em 2016 como Au Pair, sem falar muito bem alemão e sem saber bem o que estava por vir. Eu moro atualmente na Áustria, depois de 3,5 anos na Alemanha. Adoro cozinhar, escrever, estar em contato com a natureza, conversar sobre temas variados e profundos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 + treze =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.