Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Viagem ao mar vermelho: 5 coisas para fazer em Jeddah

Última atualização do post:

Farol beira-mar em Jeddah no mar vermelho
Foto por darylfigueroa on Unsplash

Fim de semana em Jeddah – viagem ao mar vemelho

Logo depois de virar expatriada na Arábia Saudita, aproveitei para fazer uma viagem ao Mar Vermelho. A segunda maior cidade da Arábia Saudita é Jeddah. Essa metrópole charmosa e costeira tem vistas impressionantes. A localização geográfica em frente ao Egito e o Sudão é ideal para o comércio exterior, como resultado é o principal sustento da cidade. Da mesma forma, Jeddah também é a porta de entrada para a província de Mecca, por onde passam milhões de peregrinos muçulmanos anualmente a caminho do Hajj ou Umrah. Como resultado desse legado, Jeddah virou uma cidade cosmopolita, oriunda de uma mistura de culturas que passaram pela região.

1. Bairro de Al Balad: patrimônio cultural da humanidade reconhecido pela Unesco

Uma das partes mais imperdíveis de Jeddah é o bairro de Al Balad. Nesse bairro nota-se os antigos casarões e lojas típicas construídas a partir do século oitavo. As construções mantém seu caráter original com portas e fachadas típicas feitas por carpinteiros em tempos passados. Entre as ruas principais, pode-se encontrar cafés servindo lanches tradicionais com receitas passadas de geração em geração da mesma família. Recomendo sentar e ouvir as histórias dos proprietários que por fim adoram conhecer turistas curiosos em entender mais sobre suas tradições.

Entre os principais pontos turísticos para conhecer em Al Balad esta o tradicional Souq árabe. Nessa área você encontra especiarias, doces típicos, itens de artesanato, tecidos finos e outros souvenires únicos. Atualmente existem também três museus em casarões restaurados: Beit Nassif, Matbouli House e Al Balad House. Nesses museus é possível ver artefatos de diferentes períodos bem como a influência Otomana e Egípcia durante os últimos séculos.

Centro histórico de jeddah
Foto tirada no distrido de Al Balad no centro histórico de Jeddah, arquivo pessoal.

2. Arte moderna na Athr Gallery

Fundada em 2009, a galeria Athr foi criada para ser uma nova casa da arte contemporâneo Saudita. Ao mesmo tempo o espaço recebe turistas interessados ​​em exposições únicas. Desde que o espaço foi criado, muitos artistas e curiosos por arte visitaram a Athr. Nesse meio tempo a galeria lançou livros com obras de destaque de exposições. Recomendo conferir a programação de eventos antes de visitar para não perder uma exposição bacana.

3. Passeio à beira-mar no Corniche de Jeddah

Um dos pontos mais visitados de Jeddah é a área do calçadão à beira-mar no Corniche de Jeddah. Essa região tem vistas inesquecíveis em qualquer viagem ao Mar Vermelho, seja de dia ou à noite. Existem muitos cafés e restaurantes nesse bairro com terraços que oferecem uma vista panorâmica do porto. Caso visite durante o dia, os diversos parques cerca do Corniche são perfeitos para um piquenique na grama.

Por outro lado, dois dos cartões-postais do Corniche ficam iluminados à noite. O primeiro é o farol de Jeddah, que é considerado um dos mais altos do mundo. Em seguida é a fonte King Fahad, que inclui um jato de água capaz de borrifar até uma altura de 260 metros. A fonte é tão alta que pode ser vista de diversos bairros da cidade.

4. Al Rahma, a mesquita flutuante

A mesquita de Al Rahma foi construída em um estilo moderno nos 80 mas com elementos decorativos em padrões geométricos do período Islâmico de Andaluzia, conhecido com o período Al-Andalus no idioma local. O mais interessante é que a mesquita fica sob plataformas flutuantes. Da mesma forma, os visitantes realizam suas orações no mar. As janelas desenhadas no estilo tradicional têm uma vista espetacular do Mar Vermelho.

Por conta da relevância da cidade de Jeddah no percurso religioso feito por peregrinos muçulmanos, a mesquita de Al Rahma é uma das mais visitadas do mundo. Os painéis da entrada da mesquita têm versos escritos em três estilos de escritas diferentes que fazem alusão ao intercâmbio de culturas que acontece no local. Por ser um ambiente de orações, recomendo visitar somente nos horários em que não acontecem ritos religiosos.

5. Banho de praia: não pode faltar em uma viagem ao Mar Vermelho!

Para finalizar, não poderia faltar um banho nesse mar tão lindo que é o Mar Vermelho. Fiquei hospedada em um hotel na região ao norte da cidade aonde estão todos os beach clubs de Jeddah. Muitas pessoas não sabem mas já existe uma unidade do famoso clube internacional Nikki Beach na costa de Jeddah. Na mesma rua, existem diversos hotéis com praias paradisíacas e com acesso privativo ao mar. Essa região fica em frente ao Great Coral – ou seja, um local excelente para mergulho com corais naturais e golfinhos.

Farol beira-mar em Jeddah no mar vermelho
Foto por darylfigueroa on Unsplash

Em suma, muitas pessoas se surpreendem ao descobrirem que as praias da Arabia Sauditas têm águas cristalinas com formações de flora subaquáticas praticamente sem nenhuma intercessão humana. Nesse meio tempo sem altos fluxos turísticos, a região permanece com a natureza intacta e atrai banhistas da região buscando uma viagem a um local com menos resorts e mais natureza. Uma dica importante: nunca tire fotos na praia com pessoas visíveis, mesmo no fundo. Por outro lado, é um local que vale muito a pena conhecer.

Para mais textos da autora cliquem aqui

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Mariana de Carli

Mariana de Carli

Sou natural de Brasília e me defino como uma expatriada crônica: que vive uma vida de nômade moderna. Tenho 32 anos e já me mudei onze vezes de cidade e morei em três continentes diferentes. Um ano normal para mim envolve mais de cinquenta vôos, tanto para trabalho quanto para lazer. Desde 2020, moro em Riad (Arábia Saudita), onde trabalho como Gerente Comercial e de Comércio Exterior em uma entidade governamental. Sou formada em Linguística pelo Kings College London e tenho muito interesse em intercâmbios culturais, o que me levou a visitar 61 países até hoje.

3 respostas

  1. Ola, gostei das dicas sobre a cidade. Tenho uma duvida, ela chega a ser mais fotogenica que Ryad? ou ambas se equivale? E nao terei quase tempo, achas que em um dia inteiro e noite consigo conhecer o principal? Te aguardo, obrigada

    1. Desculpa demora, acabei de voltar para Riyadh. Acredito que Jeddah seja mais bonito em termos de natureza mas Riyadh tem feito um bom trabalho com os projetos culturais. Em um dia e noite, pode-ser ver os principais pontos citados acima. Boa viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − doze =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.