Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Viajar para Índia 2022 – fronteiras abertas

Última atualização do post:

Viajar para Índia 2022
Fazendo a aplicação para o visto indiano - foto do Canva

A Índia esteve fechada por quase dois anos devido a pandemia, e no final de 2021 abriu novamente as fronteiras, mas com algumas mudanças e restrições que tem deixado os turistas meio confusos em viajar para Índia em 2022. Principalmente em relação as novas regras de aplicação do visto, assim como quais as medidas seguras a tomar para seguir legalmente os protocolos sanitários e evitar problemas durante a sua viajem. Aqui você vai encontrar alguns passos para guiar a sua vinda no novo cenário mundial.

Visto de turista

Um ponto importante na categoria de visto turista, é que estāo sendo concedidos mas com tempo de permanência de apenas trinta dias, isso significa que você depois de entrar na Índia pode ficar aqui no máximo trinta dias apenas.

Mas tenha muito cuidado com a data de entrada carimbada no passaporte ao passar na imigração. Eu recomendo que um dia antes de completar trinta dias dentro da Índia você já comece a sua jornada de saída do país, evitando contratempos, já que trens, voos podem atrasar por horas e se antecipando você evita uma “over stay”.

Viajar para Índia 2022
Tipo de visto para viajar para Índia 2022 – Imagem Canva

Visto de negócio

Outro tipo de visto possível hoje para entrar no país é o visto de negócios (business). É um visto mais longo e que pode ser aplicado com validade de até cinco anos com múltiplas entradas. Porém é mais burocrático pois exige comprovante de renda, carta convite da empresa na Índia dentre outros documentos. É possível também ser emitido na categoria e-visa, mas com validade de um ano. Pois isso é uma excelente opção para fazer negócios e turismo.

Como fazer a aplicação para o visto

Existem duas formas de aplicar visto para Índia de forma regular: o que exige que você compareça a embaixada (regular visa) ou no Consulado da Índia no Brasil de acordo com o estado que você reside. Nessa categoria a biometria é recolhida no momento da aplicação. Já o ETA (e-visa) que é um visto eletrônico, tudo é feito de forma online, inclusive o pagamento, e a finalização do processo desse visto será feita na imigração na sua chegada.

Para as restrições sanitárias é preciso preencher um ‘formulário de autodeclaração’ online antes da partida. E também uma declaração de autenticidade do resultado do teste antes da partida deve ser enviada para esse site Newdelhiairport.in/registration

O governo da Índia tem sites oficiais para aplicação de visto, com orientações bem claras, e é bem autoexplicativo. Qualquer pessoa pode fazer por si mesma o processo sem gastos com agência de viagens. Segue os sites oficiais para aplicação:

Nestes links você encontra a lista de documentos exigidos e valores de cada visto.

Viajar para Índia 2022
Viajar para a índia -Imagem Canva

Certificado válido de vacinação para viajar para a Índia

Os viajantes que apresentarem um certificado válido de vacinação completa contra o Covid-19, emitido em países específicos, estão isentos dos requisitos de teste antes da partida. No site do Ministério da saúde indiano você pode encontrar uma lista desses países emissores autorizados. A lista esta sendo sempre atualizada.

Esta sendo exigido Teste RT-PCR negativo 72 horas anteriores ao embarque (para não completamente vacinados e países fora da lista). Esteja preparado para qualquer nova exigência durante e no desembarque da viagem como pedido de novos testes por exemplo ou quarentena.

Todos os passageiros estão sujeitos a exames aleatórios de saúde na chegada e na partida, como verificações de temperatura e avaliação visual. Outros testes de saúde podem ser necessários para aqueles que apresentam sintomas de Covid-19.

Além disso permanece obrigatório o uso de máscaras em locais públicos, alguns locais exigem certificado de vacinação para entrar. Mas uma boa notícia é que não é mais obrigatório cumprimento de quarentena. As lojas, shoppings, restaurantes estão abertos. Os meios de transportes estão funcionando normalmente também. Fique atento, pois em alguns locais eles solicitam certificado de vacinação. O certificado pode ser mostrado como arquivo no celular.

Mas caso precise fazer algum teste, isso se encontra facilmente em laboratórios e clínicas, inclusive em hospitais públicos (depende da região). O custo em média do teste RT-PCR é de 500 à 800 Rupees (+/-10 dólar). E também o auto teste com o custo em media de 150 Rupees (+/- 2 dólar).

Parece que o pior já passou

Em geral na Índia parece que o pior da pandemia já passou, hoje 80% da população adulta já foi vacinada segundo o site: The Economic Times/Índia. E os casos de internação em hospitais diminuíram, e aos poucos as pessoas estāo deixando de usar máscaras mesmo sem ainda oficialmente o governo ter anunciado o fim da obrigatoriedade.

Mas seguindo os protocolos e orientações não tem como ter problemas em sua jornada. Sempre verifique as informações atualizadas nos sites oficiais assim como entre em contato com as Embaixadas e Consulados para confirmar as informações.

Boa viagem!

Quer saber mais sobre a Índia? Me sigam no meu Instagram @vivendonaindia

Namastê!

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Meiba Aquino

Meiba Aquino

Meiba é paraense, casada com indiano. É mãe, empreendedora e contadora. Atua na área social com crianças em situação de risco. Ama ler, escrever e viajar. Gosta de aprender, fazer amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − four =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.