Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Por que o Panamá?

Última atualização do post:

Familia no Panama
Foto: Arquivo Pessoal

Hola!!

Esta é a minha primeira colaboração para o blog Diário de Uma Expatriada e não poderia ser em um momento melhor. 

Neste mês, novembro de 2020, minha família e eu completamos seis anos de estarmos vivendo no Panamá. Sim, é muito tempo, principalmente para nós que olhamos para trás e vemos o quanto tudo passou muito rápido e tudo o que vivemos desde que chegamos aqui. Certamente nossa vida mudou da água pro vinho e um pouco desta história eu contarei para vocês nas próximas linhas. 

Para que vocês entendam como eu vim parar no Panamá com a minha família, primeiro, vocês precisam me conhecer. Eu sou Jennifer Castro, sou formada em Letras e com MBA em Gestão de Pessoas e minha carreira sempre foi na área de Recursos Humanos, especificamente em Recrutamento e Seleção.

Ainda no Brasil, depois do nascimento da minha filha Caroline, decidi buscar outras oportunidades e me deparei com uma vaga no Panamá, na qual o requisito principal era: Inglês, Português e Espanhol fluentes. Bem, eu tinha estes requisitos.

O processo seletivo

Participei o processo seletivo, fui aprovada e em menos de um mês eu estava em um país completamente novo, com meu marido sem trabalho, e minha filha, à época, com nove meses. Sim, foi desesperador, mas sempre fui muito corajosa e tinha o respaldo de uma empresa multinacional, além do apoio da família (o que foi muito importante na tomada de decisão sobre a mudança de país). 

Confesso que no começo eu não achei que conseguiria. Achei que não ia conseguir ficar longe da minha base, das coisas que construí e dos bens materiais que tinha no Brasil. Cheguei a falar em alguns momentos “vou voltar”, mas essa coragem eu não tive. Enfrentei o que tinha que enfrentar: país novo, trabalho novo, cultura nova, pessoas novas, idioma diferente. Enfim, enfrentei e estou aqui depois de seis anos. 

Leia aqui mais artigos sobre o Panamá

Eu nunca pensei em voltar ao Brasil, de verdade. Nunca passou pela minha cabeça a ideia da volta, de começar do zero. Eu cheguei aqui pra ficar e foi a melhor decisão que tomamos juntos, afinal, meu marido foi uma peça chave nos cuidados da nossa filha enquanto eu ia ao trabalho.

Nossa adaptação

Seis anos depois, estou em uma outra empresa multinacional, meu marido tem um trabalho, minha filha fala três idiomas, não nos preocupamos com a falta de qualidade de vida, com o trânsito ou com a falta de segurança. Aprendemos a respeitar o novo, o diferente, a construir uma família de amigos. Aprendemos a dar valor ao que importa e claro, valor ao Brasil que tem tantas qualidades. 

Mas já que o Brasil tem tantas qualidades, porque não voltar? Porque a expatriação nos dá uma chance que talvez nunca mais a tenhamos. Aceitamos essa oportunidade como família e não podemos deixa-la passar. Essa experiência pode durar seis anos ou uma vida toda, e o mais importante: pessoalmente e profissionalmente foi a chance que eu sempre quis. 

Estarei aqui no blog dividindo minhas experiências no Panamá, espero que gostem e se aventurem comigo e com minha família.

Até o próximo post! 

Instagram: @jennifercastrof

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Jennifer

Jennifer

Sou Jennifer Castro, casada, mãe da Caroline e moro no Panamá. Sou graduada em Letras com Gestão de Pessoas pela FGV. Atualmente sou Consultora de Recrutamento e Seleção em uma empresa multinacional.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 18 =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.