Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Você conhece uma pessoa tóxica? Vamos descobrir

Última atualização do post:

pessoa tóxica
Perigo de ter uma pessoa tóxica - Acervo Freepick

Fatalmente você conhece ou já conheceu alguém assim, tóxico. Vamos primeiro esclarecer o que seria uma pessoa tóxica. Tóxico é algo que produz efeitos danosos ao nosso organismo e isso também vale para nossa vida de uma forma geral. Da mesma forma que podemos ter coisas tóxicas na nossa rotina, como cigarro, drogas, “junk food”, e continuarmos utilizando até que realmente venha uma estrago maior, pessoas tóxicas podem ficar na nossa vida por longos períodos e irmos apenas empurrando com a barriga e relevando seu comportamento.

Mas calma, isso é normal! Como nosso cérebro, assim como pessoas não tóxicas, não entende direito esse comportamento, sempre achamos que deve ter sido um dia ruim daquela pessoa e continuamos as aceitando em nossas vidas sem fazer nenhum questionamento, sempre na esperança de que aquilo é passageiro e ela, no fundo, é legal com a gente e merece estar ao nosso lado.

Você deve estar se perguntando, afinal o que é ser um indivíduo tóxico? É aquele que é fatalmente conhecido por se comportar de forma desagradável, onde acaba usando de manipulação e abusos, sejam verbais, psicológicos ou até físicos. Geralmente invadem o espaço do outro com ciúmes, controle excessivo, posse e a famigerada manipulação com mentiras, fofocas, joguinhos de interesse. 

pessoa tóxica
Pessoa-Tóxica – Imagem: Canva

Uma pessoa tóxica é um narcisista

Não podemos dizer isso, mas geralmente ser tóxico está ligado a algum transtorno psicológico e/ou gatilhos emocionais de rejeição, baixa autoestima e medo da solidão. O narcisista também é uma pessoa tóxica diante da necessidade de que o mundo gire ao seu redor, mas não podemos generalizar porque muitas vezes, se for do desejo da pessoa, ela pode melhorar, tratar suas questões e influenciar menos negativamente a vida de quem a cerca. Porém, se tratando de um narcisista, isso raramente acontece porque ela não busca ajuda e é o mundo que está errado e não ela.

De qualquer forma, até algo acontecer e fazer com que uma pessoa tóxica tome consciência dos seus atos diários e do prejuízo que causa aos outros e a si mesmo, elas limitam o desenvolvimento de quem convive com elas. Podam possibilidade positivas na vida alheia, sempre atrelado ao medo de perderem a pessoa. Esse mesmo medo faz com que falem mal de você para limitar seu círculo de amizades, além de criarem um circo de drama em situações desnecessárias.

É um estresse sem fim lidar com esse tipo de pessoa. Mais difícil ainda quando encontramos alguém assim em nossa família. Podemos acabar empurrando ainda mais com a barriga pelos laços familiares, prejudicando nossa própria vida ao ponto de muitas vezes ceder aos caprichos do familiar com medo de sua reação e para evitar maiores problemas ou coisa do tipo.

O que fazer se tenho alguém assim

Já foi visto pela área médica, que o estresse e emoções negativas que vem de uma relação com alguém tóxico tem um impacto relevante no nosso cérebro! E, é claro, não é um impacto positivo! Exposto a este tipo de relacionamento, nossa área da memória e do raciocínio fica bastante comprometida, ou seja, não se deixe nessa situação! Não é brincadeira! Estamos falando de prejuízos às nossas células cerebrais que, inclusive, podem ser permanentes, além de ser uma exaustão estar dentro das situações cotidianas que uma pessoa dessas nos coloca.

Mas você pode melhorar e muito sua participação nisso tudo. Por mais difícil que possa parecer, mesmo em se tratando de familiares, podemos aprender a dar respostas mais adequadas e a colocar limites que nos ajudam a ir moldando a relação de outra forma e ir tirando o poder que a pessoa tinha de nos influenciar.  

Dicas preciosas

pessoa tóxica
dicas rápidas para lidar com pessoas tóxicas – Imagem
Freepick
  • Não se defenda! Deixe que a pessoa fale o que quiser, que tente te colocar culpa ou apontar comportamentos inadequados seus. Combater isso tudo não fará você ganhar espaço na discussão ou que a pessoa mude de opinião. Simplesmente não entre no ciclo de discussão e reclamação! Isso não é seu! Por mais que te irrite, exercite esse novo comportamento e veja como se sente e como foi a resposta do outro. Será preciso quebrar o hábito da relação de vocês, já enraizado, então é treino e paciência, mas faça!
  • Não fique culpado de se afastar um pouco para conseguir respirar e lidar melhor com a situação. Se você insistir pode acabar estourando e perdendo completamente a razão. É melhor se afastar um pouco do que insistir e piorar tudo. Porém, quando a situação é muito intensa, infelizmente tem gente que não aguenta mais e, depois de inúmeras tentativas de melhorar a situação, desiste e corta o laço de vez.
  • Por fim minha gente, vamos tentar não ter julgamentos muito acirrados ou precipitados porque não sabemos o que se passa no fundinho daquela pessoa para que ela se comporte assim. Isso não quer dizer que você precisa aceitar tudo, mas é válido ressaltar que cada um de nós tem momentos tóxicos com alguém. A grande diferença está em termos momentos e não ser algo recorrente em nosso comportamento. Podemos dizer que uma pessoa é tóxica ou qualquer outra coisa, como ansiosa, comilona, grossa, quando ela se manifesta assim o tempo todo e é o jeito dela estar na vida. 

Cliquem aqui para mais textos da autora

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Renata Castro

Renata Castro

Psicóloga clínica, especializada em Terapia Cognitiva Comportamental, carioca, mãe de 2 amores de 4 patas. Deixei meu consultório no Rio de Janeiro e vim morar na Capital da Croácia, Zagreb. Hoje atuo com atendimentos online.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − 12 =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.