A gente sai do Brasil mas o Brasil não sai da gente, não é? Mesmo nas pessoas que – como eu – se adaptam e se misturam muito bem com a cultura local. Certamente a gente sempre pode ver traços das nossas brasileirices permeando entre uma ação e outra.
Eu tenho essa listinha de 6 pontos que mostra, querendo ou não, que somos expatriadas brasileiras. Alguns pontos são estereotipados e a ideia não é ofender ninguém. Aliás, faço questão de manter minhas brasileirices e ensiná-las aos meus filhos. Eles nunca tiveram a oportunidade de morar no Brasil e somente vivem a cultura de lá através de mim.
Aqui vai minha lista.
Sotaque, musica e havaianas
- Tenho sotaque
Na verdade, quem não tem? O sotaque mostra que estou aprendendo aquele idioma, que quero aprender não somente as novas palavras que vem com ele, mas também a cultura e a história que a nova língua traz.
O sotaque também mostra o quão valente somos, afinal, estamos escolhendo falar e viver em uma língua que não é a nossa.
- Me emociono ao ouvir uma música brasileira
Mesmo que o estilo não seja exatamente o seu, quem é que não se emociona ao ouvir uma música e entende toda a letra sem dificuldade? Quem nunca dançou um sambinha, mesmo não gostando especialmente de samba, ou não cantarolou uma MPB mesmo não sendo fã deste estilo? Saudade faz estas coisas acontecerem.
- Uso Havaianas
Cada dia esta nossa característica está ficando menos exclusiva de brasileiros. Com esta marca abrindo lojas no mundo todo, agora várias nacionalidades também a adotaram. Mas brasileiro usando a gente vê de longe pois já sabe andar sem deixar machucar no meio dos dedos do pé.
As comidas e o falar alto
- Brigadeiro, pão de queijo e outras guloseimas
Voce eh da turma que mal chega em um novo país e jah tem que descobrir quem faz guloseimas brasileiras e onde vende guaraná?
Eu lembro da época em que os expatriados viajavam com a mala cheia de produtos brasileiros, quase nenhuma roupa, era tudo comida mesmo. Hoje em dia, a gente acha de tudo em todos os países e não precisa mais trazer.
Bom, chimarrão parece que ainda é melhor trazido diretamente do Brasil. O que você acha?
- Churrasco
Pouco importa se você está morando em um país frio. Churrasco é quase uma religião e expatriada brasileira sempre tem uma churrasqueira. Mesmo que seja uma pequena para levar ao parque.
Eu nem carne como, mas adoro a “cerimônia” do churrasco.
Você é da turma do carvão ou da turma prática que já adotou a churrasqueira a gás?
- Falar alto
Uma vez ouvi que mesmo a brasileira que fala baixo fala mais alto do que as pessoas em volta dela. Apesar de eu achar que não falo alto, eu sei que, às vezes, me impressiono como falamos globalmente alto sim, e em como é fácil identificar um grupo de amigas brasileiras de longe pelo volume e animação do papo!
E olhem que eu nem inclui a caipirinha nesta lista! Seria incapaz de classificar este clássico brasileiro.
Durante a expatriação a gente guarda algumas coisas e adota outras. A Adriana tem um post aqui que ajuda durante a fase de adaptacao. Dê uma olhada por lá.
O que você incluiria nesta lista? Estou curiosa para saber o que é importante para você, então não deixe de me escrever.
Até já,
Carolina
Leiam aqui outros textos da autora
Sou uma coach especializada em Transição Internacional que já se mudou inúmeras vezes tanto dentro do Brasil quanto fora dele e atualmente moro em Barcelona, na Espanha. Trabalho online e estou cursando um master em Terapia Integral. Sirvo as famílias que se mudam por este mundo afora através de sessões individuais, trabalhos em grupo e palestras. Tenho dois filhos TCK (não sabe o que é? Me pergunte!), um marido Francês e um simpático Yorkshire que me acompanham em todas as mudanças.