Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como começar seu próprio blog

Última atualização do post:

Como começar um blog
Blog 101

No artigo do mês passado, eu falei sobre a escrita com ferramenta de bem-estar. Esse mês eu gostaria de conversar um pouco com vocês sobre uma atividade que, além de ajudar a gente, que mora tão longe de casa e nem sempre tem contato diário com a nossa língua mãe, a não “perder” o nosso português, mas que também serve como um álbum de memórias.

Hoje vou falar sobre criar um blog. Nesse texto aqui eu conto 20 razões pra começar um blog ou um website (caso você tenha um negócio e queira se conectar com seus clientes fora das mídias sociais).

Através de um blog, não só você pode começar a ver o mundo com outros olhos, mas você também ajuda outras pessoas a conhecerem o mundo através dos seus olhos, do seu ponto de vista. Então no seu blog você pode ter a sua voz, expressar a sua opinião, compartilhar experiências de vida e de bagagem. 

O que você gosta de fazer?

Adora viajar? Blog de viagem! Adora cozinhar? Blog de receitas! É fotógrafa/o? Faça do seu blog uma vitrine do seu trabalho! Conhece cada cantinho da cidade onde mora? Vire uma guia virtual e deixe seu blog levar as pessoas por aí! 

Mas, Dani, como é que eu crio um blog, assim, do nada? Calma, flor! Aqui vão cinco dicas pra te ajudar.

5 dicas para te ajudar a criar um blog

1. Determinar quem vai ser seu leitor ideal

Como começar um blog
Começando um blog – Imagem: Cookie the Pom on Unsplash

Um dos erros que eu cometi quando criei meu primeiro blog lááá em 2005, foi criar um blog só pra mim. Tipo um “diário virtual secreto”, sabe? Então, já comece a pensar no seu blog como algo para ser visto – e visto por muuuuitas pessoas! 😉 Caso você não tenha certeza quem é seu leitor ideal, faça uma lista das coisas sobre a qual você gosta de conversar, tem interesse, poderia ensinar alguém a fazer e assuntos sobre os quais você tem conhecimento pra falar/escrever bastante. Pois isso vai te ajudar a identificar o seu nicho (tema do seu blog).

2. Procure outro(s) blog(s) na sua área que seja “famoso”/popular

Observe o que você mais gosta nele(s). Outra coisa a considerar: a(o) dona(o) do blog ganha dinheiro com ele? Você pode nem estar pensando nisso ao começar, mas é uma coisa interessante a se pensar, principalmente se você vai ensinar algo no seu blog.

3. Pense em 5-10 categorias que seu blog vai abordar no seu blog

Como começar um blog
Começando um blog – Image: Kaboompics .com from Pexels

Não precisa ter só um tópico. No meu blog A Casa na Praia, eu falo sobre vários tópicos pelos quais eu sou apaixonada! Isso é legal porque mais pessoas podem chegar até você e seu blog através de interesses diversos. Então Na Casa na Praia eu falo sobre desenvolvimento pessoal, escrita criativa, blogging, empreendedorismo e minha vida de expatriada, onde conto sobre o País de Gales, onde eu moro. Ah, e também falo um pouco sobre o Loveandpizza.it, o romance que eu escrevi. E o legal é que eu tenho leitores de vários interesses, o que aumenta o alcance do blog! 

4. Pense em cinco artigos para cada uma das 5-10 categorias

Pense em cinco artigos para cada uma das 5-10 categorias acima (só o tema, ou um título provisório mesmo). Ugh, eu sei. Dificil, né? Mas olha o lado positivo: se você não conseguir pensar em cinco artigos para uma determinada categoria, pode ser que ela não seja a categoria ideal pra você. Lembre-se que você vai precisar de conteúdo novo toda semana, então vai precisar de muitas ideias para cada categoria.

5. Escolha uma plataforma para criar o seu blog/website

Eu comecei o meu primeiro blog no Blogger, mas não demorei muito pra mudar para o WordPress.org, que possibilita que eu possa customizar meu site/blog de maneira mais independente e usando mais ferramentas para que ele seja mais funcional e mais prático, sem contar na opção de layouts, que é bem maior também.

Espero que esse artigo tenha te ajudado e que você já esteja com vontade de começar um blog! Quer saber mais, faça o mini e-curso gratuito “Blog 101” que eu ofereço lá na Casa na Praia (3 apostilas digitais inclusas!) e venha fazer parte da comunidade de blogueiras pelo mundo! E caso tenha alguma dúvida, é só deixar aqui nos comentários! Vou ficar feliz de poder te ajudar! 

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Daniela Pescuma

Daniela Pescuma

Daniela é brasileira-mineira e mora no País de Gales há 13 anos. Ex-professora de inglês e teacher trainer. Tem mestrado em Escrita Criativa, que utiliza para criar e ministrar cursos de escrita criativa para o bem-estar, ajudando as mulheres a recuperarem sua autoestima, confiança e se tornarem a melhor versão que podem ser de si mesmas. Daniela é ainda fundadora e mentora do Programa VEM – Você, Empreendedora pelo Mundo, um programa de empreendedorismo passo-a-passo para brasileiras que vivem no exterior e que querem se tornar, ou já são empreendedoras. Trabalha com Terapia de Transformação Rápida® (TTR®), que combina os princípios mais benéficos da hipnoterapia, psicoterapia, PNL, TCC e neurociência para oferecer resultados inigualáveis, rápidos, eficazes e duradouros, ajudando mulheres a transformarem suas vidas e se livrarem de crenças limitantes. Mais informações no site www.danielapescuma.com https://www.instagram.com/danielapescuma.com

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 − um =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.