Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

A escrita como ferramenta para o bem-estar

Última atualização do post:

escrita para o bem-estar

1. O que significa estar bem? 

2. Quando e como a escrita pode interagir com nosso bem-estar, e quais são as implicações de usar a escrita como ferramenta na busca do bem-estar (nosso e dos outros)?

A primeira pergunta foi a que eu me fiz lá em 2013, pouco tempo depois que perdi minha mãe – e as estribeiras. Estava terminando meu mestrado em Inglês e Escrita Criativa, e estava bem no meio da minha tese. Justo eu, que havia escolhido esse tema porque queria (na verdade, precisava, era praticamente uma questão de honra!) terminar de escrever meu primeiro romance, Loveandpizza.it

Na época, escrever – mesmo que fosse algo leve, romântico e divertido – já não me fazia bem.

Eu me sentia estressada, pressionada e angustiada, porque já estava tudo preparado pra minha mãe vir para a minha formatura em julho do mesmo ano. Era como se eu não tivesse mais porque terminar de escrever a minha tese. Pois bem, resumindo a história, consegui terminar minha tese e peguei meu diploma, mas não terminei de escrever o livro. Fiz o mínimo possível para me formar e tirar aquele peso enorme do meu ombro.

[Texto relacionado: A Casa na Praia – lugar feliz, vem!]

Cartas para minha mãe

Na época, voltei a escrever no meu tão querido, porém esquecido, diário. Escrevi cartas para a minha mãe, o que me faziam um bem danado, e foi assim que comecei a me interessar mais pela “escrita que me fazia sentir bem”. E foi quando me deparei com a resposta para a segunda pergunta. Estava naquela vibe de me reencontrar (afinal, ao perder as estribeiras, havia perdido muito de mim também), de me (re) conhecer e fui fazendo cursos. E fui encontrando as peças desse quebra-cabeças que sou eu.

escrita para o bem-estar
O poder da escrita – Foto: Aaron Burden on Unsplash

Descobri que com a escrita eu podia me inspirar e me tornar uma pessoa melhor, e que também podia inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo. Me envolvi com a Lapidus, uma organização internacional de escrita para o bem-estar, aprimorar e transformar vidas. E comecei a dar workshops de escrita como ferramenta para recuperação da autoestima, confiança e como inspiração para mulheres se tornarem a melhor versão que podem ser de si mesmas.

Eu sei que nem todo mundo gosta de escrever, mas praquelas pessoas que gostam, e ainda não sabem, um segredinho: escrever pode mudar a sua vida! 

Simplesmente escreva a primeira linha!

E se você nunca foi da escrita, mas gostaria de tentar, comece devagar, sem se sentir na obrigação de escrever. Tudo o que você precisa para começar é um caderno bem bonito, de preferência que caiba na sua bolsa – sim, porque a gente nunca sabe de onde e que horas vem a inspiração! Eu sou adepta também de canetas de cores que te inspiram. Caneta de gel, caneta de glitter, aquelas canetas que a gente tem até vontade de estar de volta à escola só pra poder ter! Ou qualquer BIC mesmo. O que você preferir. O importante é ter essas duas ferramentas à mão. E escrever a primeira palavra. Ou frase. Vou até te ajudar! Que tal começar da maneira mais simples possível…

Querido diário,


Pronto. O resto eu deixo com você! Quer mais dicas, corre lá pra A Casa na Praia que tem uma série novinha sobre escrita como ferramenta de autoconhecimento. Mas enquanto está por aqui, me conta nos comentários se você é fã de escrever, e se/como a escrita já te ajudou em alguma fase da sua vida – ou ainda ajuda. Vou adorar saber!

P.S. Pra quem prefere usar tecnologia pra escrever, ou não tem como carregar um caderno o tempo inteiro, aqui vão algumas sugestões de apps pra você usar:

Gratuitos:

  1. Word – disponível para Android e iPhone
  2. Google docs – disponível para Android e iPhone
  3. 3 JotterPad – disponível para Android e iPhone

Pagos:

  1. iA Writer – disponível para Android e iPhone
  2. Scrivener (eu usei Scrivener para escrever Loveandpizza.it. É fantástico! Eu usei a versão para desktop) – disponível para macOS, Windows and iOS
Leiam mais textos da autora clicando aqui

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Daniela Pescuma

Daniela Pescuma

Daniela é brasileira-mineira e mora no País de Gales há 13 anos. Ex-professora de inglês e teacher trainer. Tem mestrado em Escrita Criativa, que utiliza para criar e ministrar cursos de escrita criativa para o bem-estar, ajudando as mulheres a recuperarem sua autoestima, confiança e se tornarem a melhor versão que podem ser de si mesmas. Daniela é ainda fundadora e mentora do Programa VEM – Você, Empreendedora pelo Mundo, um programa de empreendedorismo passo-a-passo para brasileiras que vivem no exterior e que querem se tornar, ou já são empreendedoras. Trabalha com Terapia de Transformação Rápida® (TTR®), que combina os princípios mais benéficos da hipnoterapia, psicoterapia, PNL, TCC e neurociência para oferecer resultados inigualáveis, rápidos, eficazes e duradouros, ajudando mulheres a transformarem suas vidas e se livrarem de crenças limitantes. Mais informações no site www.danielapescuma.com https://www.instagram.com/danielapescuma.com

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez + dezesseis =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.