Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como é a vida na Alemanha

Última atualização do post:

Vida na Alemanha
Vida na Alemanha - bandeira da Alemanha acervo Canva

A vida na Alemanha é uma vida normal como em qualquer outro país. Não é uma país agitado, diria que a vida aqui é até tranquila. A diferença maior está na economia do país, já que a Alemanha é considerada uma das fortes economias do mundo.

O país é rico oferece uma ótima segurança. Há muitas ofertas de trabalho e de atividades de lazer. Mas muitas coisas ainda precisam ser melhoradas. Nem tudo aqui é um mar de rosas como muitos pensam, e nem todos são ricos.

Vamos conhecer então um pouco mais da vida na Alemanha em alguns setores como: educação, segurança, sistema de saúde, renda, trabalho e a satisfação pessoal.

Sistema educacional

Mesmo com a falta de professores, com escolas nem sempre em boas condições e salas cheias, o sistema educacional na Alemanha ainda assim é bom em comparação internacional e obtém boas notas para pré-escola, creche e qualificações superiores.

Aqueles que tem um ensino superior tem ótimas chances no mercado de trabalho. Em 2018, um em cada três jovens adultos na Alemanha tinha um diploma universitário ou um diploma comparável, em comparação com apenas um em quatro há dez anos.

Mesmo assim o número de estudantes na Alemanha ainda é baixo. Principalmente se levarmos em consideração a formação “profissional dual” com prática e escola profissional.

Mas nas disciplinas “MINT”: matemática, ciência da computação, ciências naturais e tecnologia, a Alemanha tira ótimas notas. Quem estudou nessas disciplinas tem boas chances aqui. Em termos de número de qualificações, a Alemanha está bem acima da média da OCDE.

Na Alemanha as 5 melhores regiões que tem um ótimo sistema de educação são: Sachsen, Bayern, Hamburg, Thüringen, Saarland. Então se tiver desejando estudar aqui, essas regiões seriam uma ótima opção. Eu moro no estado da Baviera “Bayern” e posso falar que muitos estudantes acham os estudos aqui mais puxado do que nas outras regiões. Sachsen está na 1 posição e Bayern na segunda.

Mas para a Alemanha ficar em uma boa posição internacional, o país precisa investir muito mais na educação. (Fonte: Merkur.de)

Vida na Alemanha
Mapa da Alemanha – Imagem: Pixabay

Sistema de saúde

O sistema de saúde na Alemanha, é um sistema bom mas sofre por falta de profissionais. A Alemanha tem uma alta escassez de profissionais na área de saúde principalmente na parte de cuidadores. Por isso mais e mais profissionais de outros países estão sendo recrutados.

A Alemanha vem procurando por profissionais dessa área até mesmo no Brasil. Mas isso não significa que esses profissionais ganham muito bem. Esse é um dos motivos porque poucas pessoas desejam trabalhar nessa área.

Mesmo tendo um sistema de saúde considerado bom, a Alemanha não fica na primeira posição na Europa como os países da Suíça, Holanda, Noruega, Dinamarca. A Alemanha se encontra na posição 12. Em comparação a nível internacional no ano de 2019 a Alemanha se encontrava na 2° lugar. Em 1° lugar estava o Japão.

O sistema de saúde na Alemanha é divido em: Seguro de saúde legal “Gesetzlich Krankenversicherung” ou Seguro de saúde privado “Privat Krankenversicherung”.

Mesmo sendo obrigatório ter um plano de saúde, nem todo mundo tem. Na Alemanha se você não tiver um plano de saúde, não será atendido. Não existe sistema gratuito para todos como no Brasil.

Renda

Segundo os dados da fonte Statista no ano de 2020 uma pessoa que trabalhava em tempo integral ganhava uma média de 3.975 euros bruto por mês. E isso inclui pagamentos especiais como bônus de férias ou Natal. Mas vou deixar claro que nem todas as empresas realmente pagam esses bônus.

No entanto, cerca de dois terços dos alemães recebem salários mensais abaixo da média de 3.975 euros brutos. Apenas cerca de um terço recebe mais do que esse valor. Esse grupo tem ganhos tão altos que puxa a média de todos os funcionários “para cima”.

Mas não pense que todos são ricos aqui. Na Alemanha existe muitos pessoas que não tem condições e vivem do mínimo e precisam receber ajuda do estado. Muitos idosos não conseguem nem com sua aposentadoria ter uma velhice digna, muitos voltam até a trabalhar de novo para ter uma renda extra, já que o custo de vida na Alemanha só vem subindo.

E com essa crise que estamos vivendo no momento, vem aumentando cada vez mais esse problema. Cada vez mais famílias precisam da ajuda do estado.

Dica de leitura: Como alugar um imóvel na Alemanha

Moradia

Em comparação com outros países da Europa, a maioria dos alemães vivem de aluguel. Só para ter uma ideia esse numero representa mais de 54% da população.

Comprar um imóvel na Alemanha é muito caro e nos últimos anos, mais ainda, principalmente nas cidades grandes, mesmo com os juros baixos. Quem não faz pelo menos um patrimônio de 20 ou 30% do valor do imóvel, fica mais difícil comprar.

Mesmo quem ganha uma média salarial normal ainda não tem condição de comprar. E ao contrário de outros países europeus, a propriedade da casa na Alemanha não é dedutível para juros sobre dívidas, o que significa que os juros de hipotecas privadas não podem ser deduzidos do imposto.

E como muitas pessoas moram com um contrato de aluguel antigo, com custo baixo, eles preferem então continuarem vivendo de aluguel do que ter que comprar um imóvel e pagar altas hipotecas.

Para famílias com renda baixa, que desejam comprar um imóvel, eles podem obter uma ajuda do estado. Mas o estado verifica a situação da família, se ela realmente tem os requisitos para receber essa ajuda.

Trabalho

Na Alemanha há muitas ofertas de trabalho. Mais muitos desses trabalhos exigem que você fale o alemão. Claro que há trabalhos que não apenas exigem o alemão, mas terá que ter inglês fluente. Por isso falar bem o inglês é importante caso um estrangeiro deseje encontrar um trabalho na Alemanha.

As oportunidades de trabalho para os estrangeiros são iguais. Você não será tratado diferente por ser um estrangeiro, as leis são as mesmas.

Há vários tipos de contratos de trabalho. Em geral as pessoas sempre tem 6 meses de fase de teste “Probezeit” quando começam um trabalho. Nesse período de teste a pessoa pode ser demitida rápido sem nenhum motivo. Mas depois disso fica difícil, já que a lei trabalhista é bem forte na Alemanha, dificultando as empresas demitirem muito rápido os funcionários.

Diferente de outros países da Europa, a Alemanha só permite que trabalhe aqui quem tem um visto de residente ou trabalho. Não é possível trabalhar com visto de turista.

A taxa de pessoas desempregadas subiu mais nos últimos anos devido a pandemia, mas vem se recuperando.

Dica de leitura: Contratos de trabalho na Alemanha

Segurança

A Alemanha é um dos países mais seguros do mundo. O número de crimes em 2020 caiu cerca de um milhão em relação a 2016 para cerca de 5,3 milhões. Este é o nível mais baixo desde 1993.

As autoridades policiais federais são a Polícia Federal e a Delegacia de Polícia Criminal Federal (BKA).

A polícia federal é a principal responsável pela proteção das fronteiras e está presente em estações de trem e aeroportos.

O BKA lida, entre outras coisas, com violência e terrorismo politicamente motivados. Também nestas áreas, a Alemanha trabalha em estreita colaboração com as autoridades de segurança de outros países e com organizações internacionais como a Interpol. (fonte Tatsachen-ueber-deutschland.de)

Em geral é um país seguro. Você pode andar na ruas sem ter medo de ser assaltado. Mulheres se sentem seguras, muitas andam a noite sozinha sem nenhum problema. Todavia como em qualquer lugar desse mundo tem que tomar cuidado. Existe cidades na Alemanha que tem um número maior de crime também, mas nada comparado com o Brasil.

Vida na Alemanha
Uma típica situação de pessoas passando seu dia nos parques pela cidade – Imagem: Canva

Satisfação da vida na Alemanha

Eu acho que os alemães nunca estão satisfeitos, sempre reclamam que tudo está caro, nada funciona direito apesar de eu achar o contrário, principalmente vindo do Brasil. Porém acho válido eles reclamarem pois só assim há mudanças.

Se a população aceitasse tudo calado, nunca fizesse manifestações nas ruas, nunca pedisse por mudanças, talvez o país não seria tão desenvolvido. E de uma certa maneira acho que o governo ouve essas manifestações e faz as mudanças, mesmo que muitas vezes demore.

Segundo uma pesquisa da Statista no ano de 2021, 33% dos entrevistados diziam estar muito satisfeitos com a vida que levam na Alemanha. Por outro lado, cerca de 5% diziam não estar muito satisfeitos com suas vidas.

Com a pandemia aumentou mais ainda essa insatisfação devido escolas, lockdown e obrigação de vacinação. E agora com a guerra, essa insatisfação vai aumentar de novo. Estou curiosa pra ler a nova pesquisa para saber se vai aumentar ou não essa insatisfação.

Mas olhando esse número baixo de insatisfeitos, mostra que apesar da insatisfação da população ainda sim vale a pena viver na Alemanha. Eu gosto de viver aqui, me sinto segura, não tenho medo de andar pelas ruas, existe certas coisas que acho que poderia melhorar (olha meu lado alemão reclamando rsrs), mas nada que me faria pensar o contrário sobre a Alemanha.

E aí, gostaram de saber mais sobre a vida na Alemanha? O que você gostaria de saber mais? Deixa um comentário me falando o que achou.

Até o próximo artigo.

Leiam aqui outros textos da autora

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Khennia

Khennia

Sou a Khênnia, moro na Alemanha há mais de 20 anos. Trabalhei em diversas áreas de moda, turismo e administração. Por viver há tanto tempo na Alemanha que já considero minha casa e saber dos desafios de imigrar para um novo país, ofereço Consultoria de Realocação para quem está vindo morar na Alemanha ou simplesmente esta buscando mais informações sobre o país. Compartilho aqui tudo sobre a vida na Alemanha. Caso precise de um auxílio, entre em contato comigo. https://linktr.ee/guiamunich.consultoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × três =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.