Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Empreendedorismo multinacional

Última atualização do post:

Empreendedorismo multinacional
Trabalhando no meu próprio negócio - arquivo pessoal

Já pensou em mudar de país e ainda assim começar seu próprio negócio multinacional com baixo investimento? E mesmo que, eventualmente, precise mudar de país novamente você não irá perder nada do seu business e nem terá que recomeçar do zero?

Como toda expatriada vou dizer que não é fácil de manter a mesma carreira que se tinha no Brasil em país estrangeiro. Mas, não é impossível.

Já ouvi muito de várias empresas que me entrevistaram que eu tinha bastante experiência no Brasil, mas na Inglaterra não. Interessante isso porque no Brasil quando um estrangeiro muda ara o Brasil, as empresas realmente apreciam a experiência internacional, mas infelizmente não são em todos os países que essa filosofia funciona. E principalmente se o país que voce mora (como no meu caso Inglaterra) eles são bem patriarcas e preferem dar privilégio aos ingleses.

Experiência no Brasil não tem muito valor no exterior

Empreendedorismo multinacional
Experinêcia no Brasil não tem muito valor na Inglaterra – Imagem arquivo pessoal

Eu sou formada em Administração de empresas, pós graduada em Marketing e propaganda, e tenho MBA em Administração Pública e, além disso, falo inglês fluentemente. E por falar fluentemente eu tenho um emprego de Administradora de Planejamento em uma empresa de Desenvolvimento Residenciais.

A importância de falar o idioma

Claro que quando falamos o idioma do país tudo fica muito fácil, isso é fato e funciona para qualquer área que esteja procurando. No início você não precisa falar fluentemente, mas não se acomode, estude, tenta se comunicar, afinal você está em um país que fala outro idioma e é de bom senso aprender a falar o idioma deles.

A primeira vez que vim para Inglaterra em 2005 eu achava que falava inglês, mas quando cheguei aqui percebi que não sabia nada, principalmente porque o inglês que estudei no Brasil era americano que é bem diferente do inglês britânico. Por isso aqui vai uma dica, se está pensando em morar na Inglaterra estude o inglês britânico.

Mentalidade estrangeira

Empreendedorismo multinacional
Mentalidade de estrangeira em arrumar um subemprego – Imagem arquivo pessoal

Quando vim pra cá eu tinha a mentalidade que quase todos os estrangeiros tem, era de arrumar um subemprego porque era o que tinha disponível por ser estrangeira.

Meu primeiro emprego aqui foi de ajudante de garçom. Aí quando melhorei o meu inglês passei para garçonete, depois supervisora e terminei minha carreira nesta área quando cheguei a assistente de gerência. Que além de ter muitas responsabilidades, ter que fechar o restaurante praticamente todas as noites, trabalhar finais de semana e ter que resolver todos os problemas com clientes, você ganha um salário não merecido por todo esforço.

Ser garçonete é muito mais vantajoso, as gorgetas pagam muito melhor do que um salário fixo.

Hora de mudar

Então decidi que era hora de deixar o trabalho no restaurante e mudar de profissão. Arrumei um emprego em uma boutique em um bairro nobre de Londres chamado St John’s Wood, lá atendi muitas celebridades e gente de muito poder aquisitivo. Lá eu vi o Paul Macartney, Jornalistas do BBC e atrizes britânicas. Mas como não gostei muito eu resolvi mudar de novo e fui trabalhar na Harrods em Knightsbridge. Lá de novo atendi muitas celebridades britânicas, americanas, brasileiras, princesas árabes e muitos outros.

Até que meu esposo que não é brasileiro decidiu que iriamos morar no Brasil e lá fomos nós. Moramos no Brasil por 4 anos, eu voltei a exercer meu cargo administrativo no Governo Estadual do Paraná, ganhando rasuavelmente bem, mas me deparei com o choque cultural e não sentia mais que o Brasil era minha casa.

Então resolvi voltar para Inglaterra, mas com uma mentalidade diferente. Mesmo que meu inglês não estava mais tão fluente, porque ficar 4 anos sem falar inglês você acaba perdendo a fluência, resolvi que eu iria voltar e procurar emprego na minha área (administrativa).

Não iria me sujeitar a restaurantes ou lojas nem a trabalhar no final de semana, porque agora tenho uma filha e são etapas cruciais na vida desses pequenos que precisamos estar perto.

Mudança de mentalidade e ser aberta para novas oportunidades

Mudando minha mentalidade me ajudou muito, consegui um emprego meio período de assistente administrativa em um supermercado, porém não me adaptei com a filosofia da empresa. Depois trabalhei na área financeira para um banco e as portas se abriram muito mais pra mim. Então, hoje trabalho como Administradora de Planejamento em uma empresa de construção e desenvolvimento de propriedades residenciais e sou empreendedora.

Deixando de ser cética eu abri minha mente e criei coragem para ter meu negócio próprio online em saúde e bem estar, com uma empresa de 40 anos de mercado, especializada em produtos veganos e sem glúten. Empresa com uma super credibilidade e uma filosofia similar com o que acredito:

1. Respeito para com as pessoas e ao planeta;

2. Todas as pessoas podem florescer, não tem preconceito de cor ou raça;

3. Todos ajudam de maneira recíproca;

4. Comunidade acolhedora.

5. Ética profissional;

6.Trabalhamos a mente, corpo e pele.

Já pensou em ser empreendedora?

Seu negócio próprio - empreendedorismo
Ja pensou em ser empreendedora fora de seu Pais – Imagem arquivo pessoal

Sou muito abençoada e infinitamente grata por poder ter meu negócio próprio. Porque além de eu poder me manter em um ritmo de vida saudável eu posso ajudar muitas outras pessoas com problemas de saúde como eu tinha. Problemas tão sérios de intestino e, como consequência , era uma pessoa com várias questões de saúde como enxaqueca, asma, vivia constipada, mal humorada e exausta.

Hoje sou uma versão muito melhor de mim graças ao meu negócio. Porque a empresa me dá todo suporte de treinamento, seminários educativos, mentoria e desenvolvimento pessoal e nunca sinto que estou sozinha nessa jornada.

Empreendedorismo multinacional

Então se eu me mudar de cidade ou de país eu ainda continuo com meu negócio, sem ter que recomeçar novamente. Por ser um empreendedorismo multinacional e online, se me mudar eu só mudarei o meu endereço no sistema.

E também claro ganho bônus, presentes e comissões pelos meus esforços junto com meu time e pelas minhas vendas individuais. Mas o que tem de mais valor pra mim é que passo um legado e ótimo exemplo para minha filha de saúde, bem estar e empreendedorismo.

Nós, estrangeiras, somos batalhadoras e temos a capacidade de ter a vida que quisermos não importa onde estivermos. O importante é ter mentalidade aberta para novas oportunidades, querer aprender e seguir e ser sedenta de vencer na vida.

Contato

Se você também quiser ser a melhor versão de você e quiser empreender em um país em que não é nativa, entre em contato que poderei ajuda-lá. (IG @si_stroili ou WhatsApp +44 7704419934)

Lembre-se “querer, poder e conseguir”.

No próximo artigo vou te dar umas dicas de o que deve considerar na hora de escolher uma profissão ou empreender em país estrangeiro.

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Simone Stroili

Simone Stroili

Meu nome é Simone Stroili, nascida no Paraná, crescida no Mato Grosso do Sul. Me mudei para Londres em 2005. De 2013 a 2017 morei em Curitiba-Paraná-Brasil, voltando para a Inglaterra em 2017. Sou casada há 13 anos com Carlo Stroili, Francês /Italiano. Sou mãe da Nicole, minha princesa que fala 4 idiomas. Tenho meu negócio on-line em saúde e bem estar. Minha paixão é ajudar mulheres a terem uma vida mais saudável e autoestima. Trabalho com Desenvolvimento Pessoal. Amo conhecer lugares, pessoas, culturas diversas e fazer amizades verdadeiras.

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 + 17 =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.