Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Holi festival das cores

Última atualização do post:

Holi festival das cores
Holi e o divertimento - arquivo pessoal

Holi é uma festa conhecida como o ‘festival das cores’. Essa tradição está ligada a religião hinduísta.

Se comemora com a chegada da primavera. É um festival popularmente e amplamente comemorado na Índia, com muita alegria e divertimento, com pessoas de todas as idades, religiões (muitos que são de outras religiões comemoram mesmo assim).

O festival é comemorado com a luz do fogo, a partir do dia anterior ao Holi.

Curiosidades do Holi

Então o Holi não possui uma data fixa para ser comemorada anualmente. As datas são definidas apartir do calendário hindu, geralmente no mês de março. Segundo os estudos, o festival das cores é comemorado anterior a Cristo.

O Holi está ligado a história de amor entre Radha e Krishna, que juntos aproveitam o Holi, sem ninguém perceberem, por estarem cheios de cores.

Também está ligado a questão biológica, pois logo que chega o outono e o inverno o corpo fica sonolento e o êxtase não é muito como no calor, e as casas ficam fechadas e criam bactérias no corpo no período de frio. Então com as cores entrando nos poros as pessoas tendem a se lavarem muito até sairem as cores, com isso o corpo se livra das bactérias acumuladas durante o outono e o inverno. Aliás até as casas por dentro são limpadas também devido ao Holi. E a sonolência passa devido ao calor que chega com a primavera na Índia.

Holi festival das cores
Água colorida com pó colorido, assim começa o Holi. Foto: Minati Banerjee.

Comemoração  

Então as pessoas no dia do Holi saem as ruas e começam a jogar pós coloridos umas nas outras, ou enchem as bexigas de àgua colorida e jogam nas pessoas, no período da manhã e a noite celebram com amigos e familiares, com muita música e comida no final do festival.

Dança e divertimento no final do Festival. Vídeo: Kate Yamaguti Ray.

Diferentes nomes ao Holi na Índia

O Holi leva diferentes nomes como por exemplo: Dulandi Holi, em Haryana; Rangpanchami, em Maharashtra; Basant Utsav, em West Bengal, que se iniciou com o nobel e poeta Rabindranath Tagore; Dol Purnima, em West Bengal; Hola Mohalla, em Punjab; Shimgo, em Goa; Kaman Pandigai, em Tamil Nadu; Phagu Purnima, em Bihar; Ganguar, em Rajastão; Lathmaar Holi, em Barsana (nesse festival as mulheres pegam uma vara e ficam batendo nos homens. Em vários filmes indianos é reproduzida essa cena).

Ao redor do mundo também se comemora o Holi, principalmente nos países que encontram-se a diáspora indiana ou de influência hindu, como por exemplo Reino Unido, Austrália, Sri Lanka, Nepal, Butão, Estados Unidos e outros países.

Leiam aqui sobre: Vacinação na Índia

Holi em 2020 e atualmente

O Holi foi o último festival hindu que os indianos aproveitaram sem restrições no ano de 2020. Pois teve a comemoração no começo de março. E o lockdown para toda a Índia só aconteceu no final do mesmo mês.

Mas na Índia atualmente e infelizmente está muito afetado pelo Covid-19. Pois em alguns estados indianos estão sendo de novo afetados pela segunda onda do coronavírus, outras pela terceira onda, com isso há duras restrições em certos estados indianos.

No ano de 2021 o Holi com toda a certeza não será comemorado como também não foi no ano de 2020. Pois muitas pessoas irão se restringir. Alem do mais, até setembro a vacinação na Índia será para pessoas com mais de 60 anos ou com idades entre de 45 a 59 anos. Ou seja, os indianos terão que se previnir em relação ao covid-19.

Fonte retirada sobre o Holi, festival das cores: www.holifestival.org

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Kate Yamaguti

Kate Yamaguti

Formada em História e em Arqueologia "lato sensu". Foi professora no Brasil e agora vive na Índia. Adora viajar, escrever e comer. Todo momento aprende alguma coisa nova nessa nova jornada.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete + onze =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.