Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Inverno ao redor do mundo

Última atualização do post:

inverno ao redor do mundo
Inverno na Noruega - Imagem: Arquivo Pessoal

O inverno é uma estação que traz experiências diferentes ao redor do mundo. Das montanhas cobertas de neve da Suíça às temperaturas amenas da Austrália, o inverno é realmente único dependendo da região.

Em um mesmo país, devido à extensão do território, bem como a outros fatores climáticos, temos diferenças gritantes na temperatura. Um exemplo é o próprio Brasil, que no extremo sul pode ter temperaturas tão baixas quanto na Europa. 

O inverno pode ser a época ideal para viajar e conhecer destinos com um ar de aventura. Por isso, nós do blog queremos explorar o inverno em vários países e selecionamos algumas colaboradoras e amigas ao redor do mundo para mostrar para vocês essa época nem sempre tão mágica. 

Então, vamos mergulhar e explorar como é o inverno ao redor do mundo!

Noruega, com Erinice @dicasnoruega

A Noruega é um país com uma costa extensa e com climas um pouco diferentes dependendo da região. Na região onde moro, no oeste da Noruega, temos um inverno com chuva, dias de neve e temperaturas médias de 4 a -4ºC. Por exemplo, onde moro (Bergen), temos temperaturas de -9ºC, enquanto nas montanhas, que não estão assim tão distantes daqui, a mínima chega a -20ºC. Certamente, como é de se esperar, sempre há muita neve nas montanhas.

No norte do país, região do Ártico, o inverno é marcado pelas paisagens surreais e com a maior probabilidade de visibilidade da aurora boreal. As regiões mais conhecidas pelas caçadas da aurora boreal são Tromsø, Alta e Lofoten, já que as temperaturas por lá são mais baixas. Pelo país todo temos estações de esqui e esportes de inverno. Não por acaso, dizem que os noruegueses já nascem com os esquis nos pés.

O mais diferente no inverno daqui são os dias sem sol. No norte do país, são vários os meses com a ausência total da luz solar.  

Egito, com a Simone do @alemdaspirâmides 

No Egito as estações do ano são bem definidas seguindo o padrão europeu, ou seja, os meses de inverno são dezembro, janeiro e fevereiro. O inverno é a estação com mais vento, e as temperaturas variam em média entre 8 e 22ºC. É o período onde as poucas e raras chuvas ocorrem na região mediterrânea (norte). 

Nas regiões de deserto, a temperatura pode cair até zero grau no inverno. Aliás é frequente encontrar neve em alguns picos na Península do Sinai durante o inverno. Por outro lado, o sul do Egito é geralmente mais quente nessa estação do ano, com a temperatura das águas dos mares variando em torno dos 20ºC, e os dias com duração de aproximadamente nove horas.

Japão, com Priscila @priyokomizo

O inverno no Japão varia bastante dependendo da região. Com exceção da ilha de Okinawa, pois, no resto do país o frio é intenso e em alguns lugares neva bastante. Por exemplo, a temperatura pode chegar a -5ºC graus na região que eu moro.

Mas os japoneses não se intimidam com o frio e eles aproveitam muito bem essa estação. Seja esquiando, relaxando em um Onsen (banho termal) ou admirando incríveis esculturas de gelo. Até mesmo eu, que não gostava de frio, agora adoro!

inverno ao redor do mundo
Vista para o monte Fuji – Imagem: Arquivo Pessoal

Chile, com Norma @normasusy

O inverno aqui em Santiago é bem geladinho. A temperatura média varia entre 2 e 10ºC aproximadamente. Em alguns dias a temperatura é negativa também. Na cidade é bem difícil nevar, mas a Cordilheira dos Andes está bem pertinho e tem vistas espetaculares. 

A estrada até Farellones, que é a estação na Cordilheira dos Andes, é cheia de curvas. Em um dia normal, é uma viagem de uns 45 a 50 minutos aproximadamente. Em temporada de inverno tem horário determinado para subir e para descer, e mesmo assim tem trânsito.

Israel, com Silvia Lima @silviaguiadeisrael

As pessoas me perguntam como seria o inverno em Israel. Bem, Israel é um país do Oriente Médio, onde o verão é bem extenso e forte, durando em média sete meses. Por outro lado, o inverno é curto, com uma duração de aproximadamente três meses. Ao longo de seu território de 22.000 Km quadrados, Israel se divide em três regiões básicas: norte, centro e sul. 

O inverno é bem mais forte ao norte do país devido à sua altitude, onde as montanhas podem ultrapassar 2 mil quilômetros. Os picos mais altos ao norte do país são o monte Meron e o famoso Monte Hermon, onde durante o curto inverno há uma estação de ski. No centro do país também temos cidades altas como Jerusalém, onde quase todo o ano neva. 

Ao contrário do norte, no resto do território – que se situa ao longo do mediterrâneo e na parte sul de Israel (que compreende o deserto) – as temperaturas durante o inverno são bem amenas. Dessa forma, é possível sentir muito frio em Jerusalém, esquiando no Hermon, e ao mesmo tempo estar se banhando no Mar Morto com temperaturas de até 20ºC.

Estados Unidos com Luciana Bartella @lubartella

O inverno no Texas é bem peculiar, na verdade, eu chamo de bipolar. Um dia a temperatura está negativa e em pouco tempo o calor volta. No Natal fez -12ºC e a sensação térmica era de -22ºC, enquanto que na festa de Ano Novo parecia verão, com a temperatura na casa dos 30ºC.

Uma das coisas que mais me impressionou foi o fato de não ter aqui os caminhões de sal, como nos outros estados americanos em que morei. Tanto em Delaware na Virginia, quanto na Carolina do Norte, logo antes de uma nevasca, os caminhões de sal da prefeitura saíam pelas ruas e estradas espalhando sal. Assim, quando nevava, as ruas não ficavam intransitáveis. Aqui é diferente! Nevou na semana passada e a cidade inteira fechou. Fiquei sem sair de casa por três dias consecutivos. Mas, apesar da “bipolaridade”, o inverno no Texas é lindo.

inverno ao redor do mundo
As belezas do inverno no Texas – Imagem: Arquivo Pessoal

Itália com Marise @marisenakagawa

A cidade de Florença fica na região central da Itália. Comparado com o norte, nosso inverno é mais ameno. Temos que considerar que o período é de novembro a fevereiro. Os dias mais difíceis são os chuvosos e não os de frio. Mas depois da chuvinha, a terra toscana nos presenteia com os tartufos e a gastronomia fica ainda mais rica! 

Como Florença fica na base de duas colinas, é muito difícil chegarmos a uma temperatura de 0ºC ou menos. Porém, em algumas cidadezinhas que fazem parte dessa região e ficam no alto da colina, como Fiesole, onde moro, chega a nevar, mas a neve não se acumula, e a temperatura é sempre de um a dois graus a baixo do que em Florença.

Será que o inverno é mesmo uma estação tão fantástica?

Apesar das férias em uma paisagem típica de inverno serem fantásticas, nem sempre morar em uma região com o inverno extremo é um conto de fadas. Nesse artigo de uma de nossas colaboradoras, ela dá dicas para manter uma rotina saudável no inverno.

E para saber mais sobre como é o inverno na Europa, dá uma olhada nesse outro artigo!

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Erinice Eversvik

Erinice Eversvik

Sou paranaense. Moro em Bergen, na Noruega, há nove anos com meu marido e nossa filha. Sou formada em História com especialização na área de pedagogia e na Noruega precisei começar do zero. Me surpreendi com o resultado.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 − cinco =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.