Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Minha trajetória como expatriada

Última atualização do post:

Trajetoria como Expatriada

Bonjour!!

Meu nome é Samantha e falo de Paris! Sou uma nova colaboradora do Blog Diário de uma Expatriada! E vou falar um pouco da minha trajetória como expatriada.

Sou brasileira, do interior de São Paulo. Estou morando na França há quase um ano, mas minha história como expatriada já vem de algum tempo… Antes de me mudar para Paris morei por cinco anos em Tóquio, no Japão. E aqui nesse primeiro artigo vou contar como vim parar nessa vida maluca de expatriada!

Como tudo começou

Eu sempre gostei de viajar, mas nunca imaginei morar fora do Brasil, exceto quando conheci o Canadá e fiquei encantada, mas essa não conta porque eu era criança…kkk

Mas depois de adulta eu tinha muitos planos para minha vida (especialmente profissionais) e todos no Brasil. Quando conheci meu marido, já no nosso primeiro encontro ele me perguntou o que eu achava da ideia de morar fora. Eu lembro que fui muito firme no meu “não”! rsrsrs

Bom, o namoro foi ficando cada vez mais sério, e ele sempre voltava nesse assunto. Ele já tinha tido essa experiência, por coincidência aqui na França, e queria voltar. Depois de um ano e meio mais ou menos ele começou a me convencer. Eu entrei numa fase em que não estava muito feliz profissionalmente, eu era concursada, mas almejava um cargo melhor, e para isso precisava passar num outro concurso.

Na época eu trabalhava e estudava, mas eu sentia que meu trabalho estava atrapalhando um pouco meus estudos. Então comecei a ver a oportunidade de poder parar tudo por dois ou três anos e só estudar. Ao mesmo tempo o namorado ficaria feliz em morar um tempo fora do Brasil. De repente tudo se encaixou! Então, finalmente, eu comecei a me abrir para a ideia de morar no exterior.

Com meu aval, meu marido (que na época ainda era namorado) se colocou em disponibilidade para transferência para o exterior dentro da empresa em que ele trabalhava. E a partir daí surgiu a possibilidade de morar em qualquer lugar do mundo! E a gente já começou a pensar onde iríamos morar. Eu achava que seria melhor, talvez, nos Estados Unidos pela maior facilidade da língua. Meu marido já preferia algum lugar na Europa. 

Primeira expatriação: Japão

O que a gente não esperava é que a oportunidade que viria seria ainda mais especial: no Japão! Quando eu ouvi pela primeira vez tive que parar por uns segundos, para processar a informação! kkk Mas decidimos dar uma chance a essa aventura! E foi a melhor coisa que fiz na minha vida! Eu não sabia o que esperar do Japão! E talvez por isso mesmo que foi tão mágica essa mudança.

Minha vida virou de ponta cabeça, começando com o casamento (que tivemos que fazer em menos de um mês), depois a organização da mudança, viagem de visitação para conhecer a cidade e escolher onde morar, e por fim a mudança definitiva, que ocorreu em dezembro de 2014.

Expatriar : um caminho novo – Arquivo Pessoal

O que eu não esperava é que esses dois, três anos passariam tão rápido e eu não iria mais querer voltar para o Brasil! Me apaixonei pelo Japão e pelos japoneses, e quando terminou o prazo do contrato, ao invés de voltar renovamos o contrato e resolvemos aumentar a família.

Minha filha nasceu em Tóquio em março de 2018 e aí começaram os desafios de uma mãe expatriada, que muitas aqui já conhecem.

Segunda expatriação: França

Quando completamos cinco anos de Japão achamos que já estava na hora de novos ares, então pela segunda vez nos abrimos a possibilidade de mudar para outro país! Porém, agora com criança pequena, decidimos que queríamos um lugar mais perto do Brasil, onde fosse possível com apenas um voo chegar ao nosso destino. Foi aí que a França surgiu.

Ao contrário da primeira mudança, essa segunda, que ocorreu há mais ou menos um ano atrás, foi um pouco mais difícil. Acredito que pelo fato que dessa vez envolver também uma criança. Ela ainda era bem nova, tinha 1 ano e 8 meses, e apesar de se adaptar bem rápido, é claro que já senti um pouco as mudanças.

Explorando Paris – Arquivo Pessoal

O desafio maior para mim como mãe foi fazer essa transição a mais tranquila possível para ela, então todos os dias, mesmo com o frio ou com a chuva, eu a levava para brincar nos parquinhos e dar uma volta no parque.

Adaptação em meio a pandemia

Tivemos também uma pandemia no meio da nossa adaptação em Paris, fazia apenas dois meses que estávamos morando na França quando tudo fechou e fomos obrigados a ficar em casa. Isso atrapalhou um pouco, mas para ser sincera, eu tenho a impressão que foi nesse período, durante as minhas caminhadas de 30 minutos pelo bairro, que eu comecei a gostar mais de Paris, quando tudo parou e pude começar a sentir a cidade!

Hoje posso dizer que estou bem mais adaptada, mas ainda tenho um longo caminho pela frente, como o aprendizado da língua por exemplo. 

Espero que no próximo ano, toda essa loucura que vivemos em 2020 melhore e eu consiga explorar melhor a cidade e viver como uma verdadeira Parisiense!!

Bom, por hoje já falei muito, mas continuem me acompanhando por aqui para saber sobre minhas aventuras pela França e Europa e também dessa trajetória de expatriada. Também gostaria de sugestões para futuros textos no blog! Me contem o que vocês querem saber sobre a vida na França!!

Até o próximo texto!!!

Au revoir!!!

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Samantha

Samantha

Samantha Maria, ou “Samantha em Paris” como é conhecida no Instagram, é uma advogada que deixou tudo para se tornar uma expatriada em 2014. Mãe de uma menina de 2 anos e atualmente morando em Paris, na França, depois de 5 anos vivendo em Tokyo, no Japão. Divide suas experiências com os contrastes culturais entre Ásia, Europa e América Latina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − 5 =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.