Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Visitamos a fazenda do Pablo Escobar

Última atualização do post:

IMG_2331

Sim, visitamos a famosa fazenda do Pablo Escobar, que foi um terrível narcoterrorista colombiano. Mas se você imagina que lá na fazenda ainda há muitas resquícios dele, você está muito enganado e muito pelo contrário, a Colômbia quer e faz questão de apagar (ou pelo menos tentar) essa parte da história.

Quem foi Pablo Escobar?

Pablo Escobar foi um dos mais famosos e poderosos chefes do tráfico de drogas da história. Nasceu em 1º de dezembro de 1949 em Rionegro, na Colômbia, e faleceu em 2 de dezembro de 1993 em Medellín, também na Colômbia.

Ele ficou conhecido como o líder do Cartel de Medellín, um dos maiores e mais violentos cartéis de drogas do mundo. Durante seu reinado como chefe do cartel, Escobar era responsável por uma grande porcentagem do tráfico global de cocaína.

Escobar começou sua carreira criminosa contrabandeando cigarros, mas logo mudou para a cocaína, que se tornou seu principal negócio. Ele foi responsável por uma série de assassinatos e atos de violência em sua busca pelo controle do mercado de drogas. Seus métodos eram notoriamente brutais, incluindo o uso de bombas em áreas públicas e assassinatos em massa.

Sua riqueza era tão imensa que Escobar foi listado como um dos homens mais ricos do mundo pela revista Forbes durante seus anos de atividade. Ele ganhou grande popularidade em certas áreas da Colômbia por suas políticas populistas e a construção de casas para os pobres.

No entanto, sua violência e o impacto devastador do tráfico de drogas o tornaram um dos criminosos mais procurados do mundo. Após anos de fugas e esconderijos, foi morto pela polícia colombiana em uma operação em 1993, em Medellín, enquanto tentava escapar.

Nossa viagem rumo à hacienda Nápoles

Nossa viagem teve início na cidade na qual moramos, Bogotá. Partimos de madrugada, em torno das cinco horas da manhã, fizemos uma parada e chegamos à cidade de Doradal, onde está localizada a fazenda que se chama Hacianda Nápoles. Nos hospedamos em um hotel bem de frente da fazenda. Sendo assim, visitamos a fazenda do Pablo Escobar percorrendo um trajeto de apenas cinco minutos a pé até a entrada.

Estrada até a Hacienda Nápoles Imagem: Arquivo Pessoal

Uma dica pra você que tem filhos e vai viajar de carro pela Colômbia é: SEMPRE LEVE ALGO DE COMER E BEBER. Isso porque as cidades são desestruturadas (essas mais pelo interior) e não é comum ter um posto grande lindo (e caro rs) como o Graal, no caso do Brasil. Então por questão de seguranca (mais por não faltar nada para vocês e para as criancas), bem como economia, leve grande parte das coisas.

Visitamos a fazenda de Pablo Escobar por dentro

A Hacienda Nápoles é muito grande e a pé se torna impraticável caminhar por todo o espaço e, além disso, é verdadeiramente impossível conhecer tudo em um só dia. É necessário, pelo menos, um fim de semana inteiro, mesmo porque lá dentro há várias piscinas espalhadas, zoológicos (ainda da época do Pablo), museu, restaurantes e até parque de diversões. Inclusive quando fomos, estavam montando três montanhas-russas.

A famosa avioneta do Pablo Escobar ainda está na Hacienda Napoles, porém em outra localização – Fonte: flickr.com

Se você não tem carro para ir até a fazenda, lá mesmo na entrada eles disponibilizam um microônibus que pode te levar até a parte principal e aí sim, você conseguir poderá se locomover. Dica: dentro do parque há hotel também!

Sei que talvez você tenha ficado curioso(a) por eu ter mencionado os zoológicos, mas eles realmente existem na hacienda e as zebras ficam soltas. Claro que você não pode se aproximar porque são animais não domesticados, mas elas andam soltas pela área destinada a elas. Vimos também tigres, vários hipopótamos (que aliás acabaram por se tornarem um problema ambiental desde a época do narcotraficante), macacos e muitos outros animais.

O museu do Pablo/Narcotráfico

O Museu de Pablo Escobar na Hacienda Nápoles apresenta uma série de artefatos e relíquias relacionados à vida de Escobar, bem como detalhes sobre sua ascensão ao poder como chefe do cartel de Medellín. Visitantes podem encontrar itens como carros de luxo, motocicletas, fotos, vídeos e até mesmo a famosa avioneta de Escobar, que foi usada para transportar drogas.

A avioneta em exposição é um dos destaques do museu. Durante os anos em que Escobar estava ativo no tráfico de drogas, ele utilizava aviões para transportar grandes quantidades de cocaína para os Estados Unidos. A avioneta em exibição na Hacienda Nápoles é uma recordação do uso dessas aeronaves no contrabando de drogas.

Além disso, o museu também oferece aos visitantes a oportunidade de aprenderem mais sobre a história do cartel de Medellín, as operações de tráfico de drogas de Escobar, bem como os impactos sociais e políticos de suas atividades.

Fotos do museu na Hacienda Nápolis. Imagem: Arquivo pessoal

É importante notar que o Museu de Pablo Escobar na Hacienda Nápoles é bastante controverso. Alguns argumentam que ele glorifica um criminoso notório e glamoriza o tráfico de drogas, enquanto outros vêem a atração como uma forma de aprender sobre a história sombria do narcotráfico na Colômbia.

Independentemente das opiniões sobre o museu, ele atrai muitos turistas interessados em explorar a vida e o legado de Pablo Escobar, bem como a história do tráfico de drogas na Colômbia. Se você está interessado na história do narcotráfico ou na figura complexa de Pablo Escobar, uma visita ao Museu de Pablo Escobar na Hacienda Nápoles pode ser uma experiência educativa e fascinante.

Para mais artigos sobre a Colombia clique aqui.

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Gabi Luspa

Gabi Luspa

¡Saludos! Sou a Gabi, nutricionista, e moro na Colômbia com minha família, mais precisamente em Bogotá. Sou apaixonada não só pela cidade, mas como por toda a Colômbia e fico muito feliz em poder dividir minhas experiências com todos vocês :)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − sete =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.