Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Passaporte sueco: o caminho para a cidadania em terras Vikings

Última atualização do post:

Como conseguir o passaporte sueco
Imagem do arquivo pessoal

Ao longo da minha estadia na Suécia, as pessoas no Brasil sempre questionaram o que eu fiz para obter um passaporte sueco. A falta de informação disponível em português faz com que essa questão se torne um bicho de sete cabeças. Mas vamos lá.

Como em qualquer outro país, para solicitar o passaporte, primeiramente é necessário que você tenha a cidadania. Eu vou explicar passo a passo de como chegar lá.

O processo em si, é um pouco longo, já que você tem que ter residido na Suécia por um tempo, caso não seja menor de idade e tenha parentesco próximo que te dê o direito da cidadania.

Como solicitar a permissão de residência na Suécia

“Decidi, quero morar na Suécia! O que eu faço?”

Na verdade, existem vários motivos pelos quais você pode solicitar a permissão de residência no país. Conheça as formas mais comuns de se conseguir viver legalmente na Suécia:

Por laço familiar ou parentesco

Se você tem marido, esposa, companheiro, namorado e pretende ter uma união estável e até filho menor de idade nascido aqui na Suécia, então você poderá solicitar esse visto. Infelizmente, filhos ou irmãos maiores de idade e até mesmo seus pais (residentes no Brasil), não terão direito de receber o visto com você.

Visto de trabalho

Para solicitar um Visto de Trabalho na Suécia, você tem que ter comprovado a contratação ou intenção por uma empresa sueca. Portanto, no contrato deverá estar indicado o valor do salário e esse valor tem que ser o suficiente para você se manter sozinho no país.

Como conseguir o passaporte sueco
Morar legalmente na Suécia – Imagem do arquivo pessoal

Da mesma forma, para alguém que queira abrir uma empresa na Suécia, terá que comprovar que tem fundos suficientes para manter a si e sua família nos 2 primeiros anos.

Asilo

Para pessoas que vivem em países de conflito e que não oferece proteção e corre, assim, risco de vida. O Brasil não se encaixa nesse aspecto, logo, você não poderá solicitar esse visto.

Visto de estudante

Para os que querem estudar aqui por mais que 3 meses, precisarão comprovar a matrícula e que têm fundos suficientes para se manter durante o período dos estudos. Menos que 3 meses não precisa de visto, somente atender os critérios financeiros.

Visto de turismo (prolongamento)

Para os que querem passar um tempo maior que 90 dias no país, você pode solicitar um visto de prolongamento de sua estadia que pode ser de até 1 ano. Mas é mais comum que se consiga de no máximo 6 meses.

Do visto provisório para o permanente

Quanto aos vistos por laço familiar, visto de trabalho (e asilo) — você receberá, a princípio, um visto provisório que normalmente tem duração de 2 anos e pode ser renovado a cada 2 anos. Os critérios são os mesmos apontados acima.

Caso o seu relacionamento termine ou você perca o emprego, você terá que entrar em contato com a Imigração, e buscar fazer um acordo para saber se terá direito de prolongar e permanecer no país.

Mas não desanime, procure meios de conquistar sua independência econômica, pagar seus impostos certinho e logo haverá uma boa possibilidade deles reconsiderarem. A Suécia adora quem contribui para a movimentação da economia do país.

Continuando lá, se tudo está indo bem e você sentiu que aqui realmente é o lugar onde você quer viver por um período longo ou até mesmo permanentemente, logo, você poderá solicitar o seu visto de residência permanente. Assim, depois de pelo menos 3 anos com o visto provisório.

O que acontece é que para solicitar o permanente, o prazo do provisório tem que ter acabado, ou seja, 2 anos do primeiro e mais 2 anos do segundo. No final das contas você só poderá fazer a solicitação do permanente depois de 4 anos já que não existe um visto provisório de 3 anos e você é obrigado a esperar que ele expire.

“Mas quais são os critérios para receber o permanente então?”

Como conseguir uma permissão de residência permanente

É simples. Você tem que atender os critérios para prolongar o provisório e comprovar (no caso de maiores de idade) que você pode se manter financeiramente, seja empregado por uma empresa ou ter uma empresa própria.

Então, se você chegou até aqui, pode começar a celebrar porque agora falta pouco para você finalmente conquistar sua cidadania e o passaporte sueco!

Recapitulando

Passaram-se 4 anos com seu visto provisório, você conseguiu trocá-lo pela permissão de residência permanente. Ou seja, hoje faz cinco anos que você está vivendo na Suécia legalmente.

Isso significa que finalmente é hora de solicitar a sua cidadania sueca e poder desfrutar de regalias que só os cidadãos têm. Como, por exemplo, o direito de votar, de seguir a carreira militar, de receber ajuda econômica para estudar, etc.

Passaporte sueco em mãos
Cidadania sueca – Imagem do arquivo pessoal

“Ok, maravilha! E o que eles exigem para eu poder solicitar a cidadania?”

Como solicitar a cidadania sueca

No caso dos adultos, para solicitar a cidadania sueca é necessário o seguinte:

  • Obviamente, ter completado seus 18 anos;
  • Ter o seu visto permanente e ter morado na Suécia pelo menos 5 anos com visto de residência;
  • Provar sua identidade, para isso, você deverá mostrar o documento válido de passaporte original (do seu país de origem), ou um documento válido de identidade, ou, até mesmo, ter um parente próximo (ou cônjuge, namorado, companheiro) que seja residente na Suécia que possa comparecer e comprovar a sua identidade;
  • E por último, mas não menos importante, ter vivido de forma comportada seguindo as leis.

Finalmente: o passaporte sueco

Deu tudo certo! Parabéns! Agora que você já é uma cidadã da Suécia, o próximo passo para solicitar o passaporte sueco é só agendar um horário numa agência próxima a você da polícia.

Para tal, deverá pagar a taxa emissão no valor de 400 coroas suecas ou 240 reais e levar um documento de identificação válido.

Depois disso, o prazo de espera é normalmente 6 dias para receber a notificação para retirada do seu passaporte sueco.

Se você quiser mais informações, visite a página do Migrationsverket. Eles oferecem informações em vários idiomas, mas infelizmente não em português.

Tem vontade de morar na Suécia? Comente abaixo e tire suas dúvidas com a autora!

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Scheilla Ribeiro

Scheilla Ribeiro

Meu nome é Scheilla e sou natural de Salvador na Bahia. Em 2008 vim como intercambista à Estocolmo capital da Suécia. Após o término do período de intercâmbio, eu entrei para a universidade de Estocolmo, pela qual iniciei os estudos de Física com ênfase em Astronomia (Bacharelado). Faltando um ano para terminar, decidi trancar e tentar outra carreira (levando em consideração as circunstâncias em relação ao mercado de trabalho). Me formei em Desenvolvimento de Web e Gerenciamento de negócios na área de TI, porém nunca consegui esquecer minha paixão pelo universo e o sonho de me tornar astrônoma (quem sabe em futuro próximo?). Contudo, o corona não só afetou a saúde de muita gente, como também a economia e a carreira. A empresa em que eu trabalhava teve que deixar muita gente sair, inclusive eu. Para aproveitar meu tempo de forma útil, me conhecer melhor e explorar minha criatividade de forma a que venha favorecer o bem comunitário, estou dedicando meu tempo a tornar mais acessíveis as informações sobre a Suécia, publicando artigos constantemente dentro do Diário de uma Expatriada, compartilhando sugestões de livros no Instagram, vídeos peculiares no Youtube, escrevendo meu próprio livro e dividindo (em lives no Instagram) as experiências de pessoas incríveis. Bem-vindos ao meu mundo!

Respostas de 6

  1. Oi! No texto você fala primeiro 4 anos, depois fala 5 anos do visto provisório. Qual deles está correto?

  2. Olá, vc sabe me informar se tenho o direito de conseguir a Cidadania Sueca. Meu trisavô materno era sueco e veio para o Brasil.
    Obrigada

  3. Bom dia 🌼
    Eu li seu artigo e um ítem me chamou muito a atenção
    Visto provisório por laço família.
    Como se inicia esse processo?
    Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 1 =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.