Para o plano de vacinação na Índia foram aprovadas em uso emergencial duas vacinas. A Covishield pesquisada pela Oxford-Astrazeneca e produzida pelo Instituto Serum na Índia, além da vacina indiana Covaxin desenvolvida pela Bharat Biotech.
Covishield e a Covaxin
Começaram em fases de testes no dia 26 e 28 de dezembro de 2020, em alguns estados indianos, sendo eles: Andhra Pradesh, Assam, Gujarat, Punjab. Para esclarecer, apenas poucas localidades em cada um destes estados participaram dos testes.
Por outro lado, a Covishield passou por todas as fases de pesquisa, também testada no Brasil, além da própria Índia e outros países. A previsão é que se produza em torno de um bilhão de vacinas. A Índia já produziu dois milhões de doses dessa vacina, distribuídas ao Brasil e a alguns outros países: Butão, Maldivas, Nepal, Bangladesh, Myanmar, Mauricius, Seychelles, Sri Lanka, Bahrein e Omã. E os países que pediram a vacina comercialmente foram: Brasil, Marrocos, Bangladesh, África do Sul, Egito, Argélia, Kuwait, Emirados Árabes.
Por outro lado a Covaxin ainda não passou por todas as fases de testes e análises como a Covishield, por isso muitos cidadãos e residentes da Índia tem receio em receberem essa vacina.
Recentemente, pesquisas indicaram a possibilidade de que a Covishield também previna ou ajude a combater as novas mutações do Covid-19.
Além de ter capacidade de produzir um bilhão de vacinas, a Índia tem como produzir seringas e frascos de vidros. Pois o país possui tecnologia para atender a demanda da produção interna e externa.
Ano de 2021
A Índia tem um plano de vacinar mais de 300 milhões de pessoas (mais que toda a população brasileira), mas ainda não sabemos se será no ano de 2021.
Sabendo que a população indiana é de mais de 1 bilhão e 300 milhões de pessoas, certamente os outros 1 bilhão de pessoas terão que esperar pela vacina. Pois, segundo diz o governo indiano, vacinando os primeiros 300 milhões haverá uma “barreira de transmissão”.
Desde o dia 16 de janeiro, quando teve inicio o plano de vacinação na Índia, já são há mais de 7 milhões e 500 mil vacinados na Índia. Os primeiros vacinados foram os trabalhadores da saúde, da mesma forma que os demais trabalhadores de linha de frente.
Esperança com a vacina
Mesmo que o número de pessoas que serão vacinadas na Índia não atinja o número total da população em um ano, as vacinas são a esperança de todos no combate a pandemia.
Além disso, o número de pessoas que desconfiavam da eficácia da vacina diminuiu depois do início do plano de vacinação.
O objetivo é que o vírus pare de circular! E, certamente, aos poucos a vacina da covid-19 atingirá toda a população.
Quando todos forem vacinados na Índia com certeza haverão muitas festas, e também os funerais com seus rituais para honrar aqueles que deixaram saudades.
Será um novo momento na Índia quando atingir toda a população, pois estamos falando de um país com quase 5 vezes mais pessoas que o Brasil. Sabendo que o Brasil, possui capacidade de vacinar todas as pessoas no ano de 2021.
Leiam aqui outros textos da autora
Formada em História e em Arqueologia “lato sensu”. Foi professora no Brasil e agora vive na Índia. Adora viajar, escrever e comer. Todo momento aprende alguma coisa nova nessa nova jornada.
Respostas de 4