Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Segunda onda do covid-19 na Índia

Última atualização do post:

Indianos falam para os indianos ficarem em casa.

Como está segunda onda da covid-19 na Índia?

A Índia no ano de 2020 conseguiu controlar o covid-19 com um duríssimo lockdown que atingiu trens, ônibus e aviões. E, migrantes de outros estados sofreram com privações de comida além da falta de trabalho e de dinheiro para pagar aluguel. Com o tempo artistas de Bollywood e governos dos estados, dos quais os migrantes eram, os ajudaram a retornar aos seus respectivos lugares de origem. A pandemia no final do ano de 2020 até o começo de março estava sobre controle. Mas, veio o Festival Holi e a Khumb Mela e, tanto um quanto o outro, tiveram muitos participantes.

Homem no casamento na Índia, seguindo os protocolos de medidas sanitárias. (arquivo pessoal) Foto: Dodo Ray

Vacinação

Mas, ao mesmo tempo em que começou a vacinação na Índia em dezembro de 2020, o governo indiano usou a política da diplomacia. Enviou vacinas para outros países, entre esses países o Brasil. E, até mesmo vendeu as vacinas produzidas na Índia. Até o dia 12 de maio de 2021, a Índia conseguiu vacinar em torno de 177 milhões de adultos e idosos. Mas, infelizmente a vacina não irá chegar a todos, pois estão faltando doses para grande parte da população, cerca de mais de 1 bilhão e 300 milhões de pessoas estão à espera. Apesar de a Índia ter começado bem no plano de vacinação, hoje há muita gente falecendo por falta de vacinas.

Também existe o grave problema dessa segunda onda do covid-19, já que famílias inteiras estão sendo infectadas e muitas crianças estão ficando órfãs de pais e mães.

Hospitais e seus problemas

Quando infectados vão aos hospitais, que estão sofrendo por falta de oxigênio, falta de remédios ou até mesmo o aumento dos valores dos mesmos, médicos se veem no dilema de decidir se são os mais jovens a morrer ou os mais velhos. Por outro lado, quando as pessoas saem dos hospitais, tem que pagar aos hospitais particulares valores exorbitantes pelo tratamento.

Se falecem de covid-19, as pessoas que são responsáveis para transportar os corpos cobram mais de 1.000 reais para retirar o corpo do carro e levar aos crematórios. E, os familiares não podem acompanhar a cremação nem tão pouco podem realizar os rituais religiosos. Além disso há pessoas que falecem em suas casas, pois os hospitais não tem leitos disponíveis, devido a super lotação. Diante disso ainda há corpos sendo jogados no rio Ganges e ao longo dos rios nos estados de Uttar Pradesh e Bihar.

Política internacional

Mas, o bom é que a Índia tem uma boa política internacional com outros países principalmente com aqueles que possuem a diáspora indiana, como os Estados Unidos, onde a vice presidente Kamala Harris é filha de mãe indiana. Reino Unido, Austrália e outros países também, mas estes com menor concentração de indianos.

Segunda onda da covid-19 na Índia
Família inteira seguindo medidas sanitárias, ao estar fora de casa. Foto: Dodo Ray. (arquivo pessoal)

Essa boa política internacional foi muito importante para a ajuda em conseguir oxigênio, que veio de fora do país, assim como remédios e até mesmo ajuda em relação a obtenção de mais vacinas necessárias para atender a demanda indiana.

Se a Índia tivesse o mesmo número da população brasileira, já não se preocuparia com a quantidade de vacinados, pois estaria quase alcançando a meta. Mas, é outra história aqui na Índia. Infelizmente ainda há um longo caminho a percorrer para vacinar a sua população e atender a demanda dessa grande nação.

Para mais textos da autora leiam aqui

About The Author

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no X
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Compartilhe no Telegram
Compartilhe no WhatsApp
Picture of Kate Yamaguti

Kate Yamaguti

Formada em História e em Arqueologia "lato sensu". Foi professora no Brasil e agora vive na Índia. Adora viajar, escrever e comer. Todo momento aprende alguma coisa nova nessa nova jornada.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − 13 =

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.