Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Segunda onda do covid-19 na Índia

Última atualização do post:

Indianos falam para os indianos ficarem em casa.

Como está segunda onda da covid-19 na Índia?

A Índia no ano de 2020 conseguiu controlar o covid-19 com um duríssimo lockdown que atingiu trens, ônibus e aviões. E, migrantes de outros estados sofreram com privações de comida além da falta de trabalho e de dinheiro para pagar aluguel. Com o tempo artistas de Bollywood e governos dos estados, dos quais os migrantes eram, os ajudaram a retornar aos seus respectivos lugares de origem. A pandemia no final do ano de 2020 até o começo de março estava sobre controle. Mas, veio o Festival Holi e a Khumb Mela e, tanto um quanto o outro, tiveram muitos participantes.

Homem no casamento na Índia, seguindo os protocolos de medidas sanitárias. (arquivo pessoal) Foto: Dodo Ray

Vacinação

Mas, ao mesmo tempo em que começou a vacinação na Índia em dezembro de 2020, o governo indiano usou a política da diplomacia. Enviou vacinas para outros países, entre esses países o Brasil. E, até mesmo vendeu as vacinas produzidas na Índia. Até o dia 12 de maio de 2021, a Índia conseguiu vacinar em torno de 177 milhões de adultos e idosos. Mas, infelizmente a vacina não irá chegar a todos, pois estão faltando doses para grande parte da população, cerca de mais de 1 bilhão e 300 milhões de pessoas estão à espera. Apesar de a Índia ter começado bem no plano de vacinação, hoje há muita gente falecendo por falta de vacinas.

Também existe o grave problema dessa segunda onda do covid-19, já que famílias inteiras estão sendo infectadas e muitas crianças estão ficando órfãs de pais e mães.

Hospitais e seus problemas

Quando infectados vão aos hospitais, que estão sofrendo por falta de oxigênio, falta de remédios ou até mesmo o aumento dos valores dos mesmos, médicos se veem no dilema de decidir se são os mais jovens a morrer ou os mais velhos. Por outro lado, quando as pessoas saem dos hospitais, tem que pagar aos hospitais particulares valores exorbitantes pelo tratamento.

Se falecem de covid-19, as pessoas que são responsáveis para transportar os corpos cobram mais de 1.000 reais para retirar o corpo do carro e levar aos crematórios. E, os familiares não podem acompanhar a cremação nem tão pouco podem realizar os rituais religiosos. Além disso há pessoas que falecem em suas casas, pois os hospitais não tem leitos disponíveis, devido a super lotação. Diante disso ainda há corpos sendo jogados no rio Ganges e ao longo dos rios nos estados de Uttar Pradesh e Bihar.

Política internacional

Mas, o bom é que a Índia tem uma boa política internacional com outros países principalmente com aqueles que possuem a diáspora indiana, como os Estados Unidos, onde a vice presidente Kamala Harris é filha de mãe indiana. Reino Unido, Austrália e outros países também, mas estes com menor concentração de indianos.

Segunda onda da covid-19 na Índia
Família inteira seguindo medidas sanitárias, ao estar fora de casa. Foto: Dodo Ray. (arquivo pessoal)

Essa boa política internacional foi muito importante para a ajuda em conseguir oxigênio, que veio de fora do país, assim como remédios e até mesmo ajuda em relação a obtenção de mais vacinas necessárias para atender a demanda indiana.

Se a Índia tivesse o mesmo número da população brasileira, já não se preocuparia com a quantidade de vacinados, pois estaria quase alcançando a meta. Mas, é outra história aqui na Índia. Infelizmente ainda há um longo caminho a percorrer para vacinar a sua população e atender a demanda dessa grande nação.

Para mais textos da autora leiam aqui

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Kate Yamaguti

Kate Yamaguti

Formada em História e em Arqueologia "lato sensu". Foi professora no Brasil e agora vive na Índia. Adora viajar, escrever e comer. Todo momento aprende alguma coisa nova nessa nova jornada.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − treze =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.