Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Três anos de Colômbia e faríamos tudo novamente

Última atualização do post:

IMG_2283

Em outubro, comemoramos três anos de Colômbia e faríamos tudo novamente, se fosse necessário. Foram três anos de muitos aprendizados, conquistas, descobertas e, principalmente, de fortalecimento como família. Aqui longe de todos do nosso círculo social, amadurecemos e nos ajudamos em muitos momentos. Realmente acho que isso é morar fora, se auto descobrir e contar com quem te ama, quando se precisa.

Por isso, vou fazer um balanço do que foram esses anos aqui, e na minha visão, os pontos negativos e os positivos. Mas já te garanto que os pontos positivos estão disparados na frente dos negativos.

No primeiro ano tudo é novidade

Exatamente como no título, após três anos de Colômbia faríamos tudo novamente! E é certamente uma grande verdade. Desde experimentar uma simples comida a fazer coisas na rua e passeios. No início, você quer provar tudo, viver tudo tão intensamente, que depois acaba se cansando de tanto movimento, mesmo porque a vida vai aos poucos se tornando mais rotineira. Contudo, o que não mudou pra mim, é a eterna novidade das comidas. Sempre estou descobrindo algo diferente. Viver aqui me ensinou a experimentar novos sabores, com excessão das hormigas culonas, que conto para vocês em outro post. Aprendi também a pensar de maneira mais aberta, ou seja, sem tanta complicação.

Quando chegamos aqui, estava no período da pandemia e ainda vivíamos o temor do vírus – do sair e do não sair de casa. Havia naquela época um rodízio de pessoas na rua, de acordo com o seu número do cartão de estrangeiro (extranjería) ou de identidade. .

Nosso início e, após três anos de Colômbia, só gratidão

Conhecemos durante aquele primeiro ano, (de 2020 a 2021) muitos lugares. Rodamos por Bogotá de “cabo a rabo”, passeamos tanto por locais turísticos, como por aqueles que nunca havia pensado em conhecer. No segundo ano não foi diferente. Viajamos para San Andrés, conhecemos museus e lugares inesperados, provamos comidas diferentes e também aprendemos muito sobre a cultura local.

Acho que, se fizer uma comparação entre os anos, nenhum foi mais ou menos especial do que o outro, mas posso classificar os períodos como mais e menos confortáveis. É sem dúvida bastante difícil, mesmo com apoio da empresa – no nosso caso, pelo trabalho do meu marido -, viver em outro lugar. Quando se tem filhos, ainda se torna mais desafiador, porque não há só você para se considerar nesse processo.

Evento cultural da escola das minhas filhas. Imagem: Arquivo pessoal

Sou muy grata à Colômbia e aos colombianos que conheci, por toda a recepção e carinho para comigo e com a minha família. Minhas filhas amam morar aqui, adoram a escola (e, aliás, te convido a ler sobre elas) . Gostam demais dos seus amigos e dos professores, ou seja, tiveram uma ótima adaptação, o que pôs fim ao nosso maior medo, que era justamente a adaptação delas.

Além das preocupações com a esposa

Já me deparei pensando nisso muitas vezes. Nós que partimos do nosso país para apoiar os marido na profissão, realmente paramos para pensar neles, nos desafios que eles têm que enfrentar?! Será que o marido (ou a esposa) contratado(a) pela empresa será bem sucedido(a)? Estou me referindo aos contatos que ele(ela) irá travar – relações profissionais, como também pessoais com os colegas. Se conseguirá encontrar uma rede de apoio. Isso sem mencionar o trabalho em si, que ele/ela terá que desempenhar e como será o ambiente de trabalho que terá que frequentar.

Vista do nosso apartamento – um presente diário. Imagem: Arquivo pessoal

Todos os pontos devem ser avaliados quando se trata de uma mudança de país. Conheço vários casos de homens que não conseguiram se sociabilizar, ou seja, não fizeram amizades, nem sequer estabeleceram camaradagem suficiente com colegas de trabalho que permitisse ter um grupo para aquela “cervejinha” ao final da semana. Creio ser também muito importante que eles tenham seu espaço e não somente nós. Meu marido conseguiu se conectar aqui, tanto com brasileiros como com colombianos, mas nem de leve o que ele tem se compara à minha rede de contatos. Assim, sempre que podemos, encontramos com amigos que já temos, para podermos cultivar uma vida também fora da família.

Quanto tempo ainda permaneceremos aqui?

ão posso afirmar nada, porque nossa vida muda a cada instante, né? Mas estamos juntos como família, abertos a desbravar a Colômbia mais e mais. Além disso, gostamos muito da qualidade de vida aqui. Tanto pelas oportunidades de estudo, como pelo poder de compra também. Aqui podemos comprar mais e viajar mais do que quando vivíamos no Brasil.  Para falar a verdade, não podemos reclamar de nada. Só agradecer por esses anos enriquecedores nas nossas vidas.  Por isso, novamente penso que, já se passaram três anos na Colômbia e faríamos tudo novamente.

Oportunidade enriquecedora

Mas olha, se você tem a oportunidade de vir, venha! É ENRIQUECEDOR e te faz ver como a Colômbia é linda e carinhosa com os brasileiros.  Claro que não são todos os colombianos “gente boa”, mas a maioria pode se dizer que sim. 

Toda a riqueza cultural do país, nos faz olhar a Colômbia com outros olhos. Sem falar que eu nem conhecia a história do Pablo Escobar muito a fundo e passei a entender melhor sobre esse personagem. E pra finalizar, tenho uma coisa BEM IMPORTANTE para te dizer:  NUNCA comente sobre Pablo Escobar com os colombianos. Ele foi e sempre será uma vergonha para o país.

Os colombianos tentam desfazer essa mancha e limpá-la da história, mas infelizmente esse passado sempre vem à tona.  Por isso, temos que ter um pouco de cuidado quando formos falar com alguém sobre o assunto, para não causar desconfortos.  Mas devemos, mesmo assim, procurar saber mais sobre essa história tão complicada, para tentarmos entender melhor.  Em resumo, pense que falar sobre o Escobar com os colombianos seria mais ou menos o mesmo que falar com os alemães sobre  Hitler. Será que eles iriam gostar?

No próximo artigo, contarei como é conhecer a Hacienda Nápolis, antiga casa do Pablo. Adianto que é um lugar lindo e de muita diversão, uma nova cara para a Colômbia. 

 

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Gabi Luspa

Gabi Luspa

¡Saludos! Sou a Gabi, nutricionista, e moro na Colômbia com minha família, mais precisamente em Bogotá. Sou apaixonada não só pela cidade, mas como por toda a Colômbia e fico muito feliz em poder dividir minhas experiências com todos vocês :)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + quatro =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.